Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM DIREITO OU PRIVILÉGIO?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escrita deste trabalho apresenta uma reflexão acerca da formação continuada de professores, tomando como base encontros e conversas junto a turma de Doutorado (2024) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, na qual faço parte, sob a mediação das professoras Vania Leite e Maria Tereza Goudart, frente a disciplina Questões Contemporâneas da Educação. O objetivo aqui se firma em contextualizar a formação continuada de professores pela perspectiva autobiográfica do meu processo de pesquisaformação, considerando diálogos, autores e uma vivência em seminário da própria disciplina em questão. Algo recorrente em nossas rodas de conversa era a abordagem da Educação enquanto direito, não um privilégio. No entanto, como desconstruir a ideia de que há privilégio em ocupar a universidade pública? Sempre foi assim? O que nos faz acreditar, que por termos alcançado a vaga de doutorandos de uma instituição pública de prestígio, ocupamos um lugar social de privilegiados? Essas indagações iniciais transbordaram em meio aos textos que costuraram os encontros/conversas ao longo de meses e encontra na precarização do trabalho docente terreno fértil para uma alienação do seu ofício, desumanizando sua dimensão intelectual. O que buscarei desenvolver neste trabalho é algumas amarrações em torno da temática proposta, considerando alguns referenciais teóricos que sustentaram os encontros/conversas na disciplina aqui mencionada e vivências formativas, que pela ação reflexiva, construo uma narrativa autobiográfica.As recordações-referências, são utilizadas neste trabalho como mecanismos de ampliação do autoconhecimento, por via científica e ao mesmo tempo relacional e as contribuições sensíveis, especialmente de Antônio Nóvoa e Amanda Moreira, dois dos autores escolhidos para compor a ementa de textos da disciplina, auxiliam nas costuras em torno da temática.

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