Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128195
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7830
    "inscrito_id" => 16080
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O racismo, sustentado pela falsa ideia de superioridade racial, manifesta-se de forma explícita ou velada em diversos espaços sociais — na escola, no trabalho, no esporte e nas relações familiares. Na EEMTI Maria Neusa Araújo Moura, a luta antirracista ganhou força com a criação oficial de um projeto em 2023. No entanto, sua semente foi plantada em 2022, com a eletiva “Memória e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada pela professora de sociologia Iara Silvino. O projeto busca formar estudantes críticos e conscientes, capazes de identificar, refletir e combater práticas racistas no cotidiano. Para isso, utiliza uma metodologia fundamentada em pesquisas teóricas e práticas, leitura de textos, análise de ações escolares e do marco legal, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Autoras e autores como Silvio Almeida, Kabengele Munanga e Lilia Schwarcz são referências no processo de construção desse conhecimento, pois suas obras contribuem para o entendimento do racismo estrutural e da importância da representatividade negra. O projeto também destaca produções literárias e intelectuais negras, valorizando a ancestralidade e a resistência histórica dos povos afrodescendentes. A execução revelou o interesse dos alunos por uma nova narrativa histórica — aquela que reconhece os 388 anos de escravidão no Brasil e valoriza as contribuições culturais, sociais e políticas da população negra. No entanto, os desafios ainda são grandes, especialmente frente às práticas racistas naturalizadas. É urgente que a escola promova uma educação étnico-racial contínua, crítica e inclusiva. Racismo é crime. Racismo mata. E precisa ser combatido todos os dias, com consciência, coragem e ação coletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16080_TB7830_30102025233708.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CÍNTIA OLIVEIRA SILVINO"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "iara.silvino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128195
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7830
    "inscrito_id" => 16080
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O racismo, sustentado pela falsa ideia de superioridade racial, manifesta-se de forma explícita ou velada em diversos espaços sociais — na escola, no trabalho, no esporte e nas relações familiares. Na EEMTI Maria Neusa Araújo Moura, a luta antirracista ganhou força com a criação oficial de um projeto em 2023. No entanto, sua semente foi plantada em 2022, com a eletiva “Memória e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada pela professora de sociologia Iara Silvino. O projeto busca formar estudantes críticos e conscientes, capazes de identificar, refletir e combater práticas racistas no cotidiano. Para isso, utiliza uma metodologia fundamentada em pesquisas teóricas e práticas, leitura de textos, análise de ações escolares e do marco legal, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Autoras e autores como Silvio Almeida, Kabengele Munanga e Lilia Schwarcz são referências no processo de construção desse conhecimento, pois suas obras contribuem para o entendimento do racismo estrutural e da importância da representatividade negra. O projeto também destaca produções literárias e intelectuais negras, valorizando a ancestralidade e a resistência histórica dos povos afrodescendentes. A execução revelou o interesse dos alunos por uma nova narrativa histórica — aquela que reconhece os 388 anos de escravidão no Brasil e valoriza as contribuições culturais, sociais e políticas da população negra. No entanto, os desafios ainda são grandes, especialmente frente às práticas racistas naturalizadas. É urgente que a escola promova uma educação étnico-racial contínua, crítica e inclusiva. Racismo é crime. Racismo mata. E precisa ser combatido todos os dias, com consciência, coragem e ação coletiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16080_TB7830_30102025233708.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA CÍNTIA OLIVEIRA SILVINO"
    "autor_nome_curto" => "IARA"
    "autor_email" => "iara.silvino@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O racismo, sustentado pela falsa ideia de superioridade racial, manifesta-se de forma explícita ou velada em diversos espaços sociais — na escola, no trabalho, no esporte e nas relações familiares. Na EEMTI Maria Neusa Araújo Moura, a luta antirracista ganhou força com a criação oficial de um projeto em 2023. No entanto, sua semente foi plantada em 2022, com a eletiva “Memória e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada pela professora de sociologia Iara Silvino. O projeto busca formar estudantes críticos e conscientes, capazes de identificar, refletir e combater práticas racistas no cotidiano. Para isso, utiliza uma metodologia fundamentada em pesquisas teóricas e práticas, leitura de textos, análise de ações escolares e do marco legal, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Autoras e autores como Silvio Almeida, Kabengele Munanga e Lilia Schwarcz são referências no processo de construção desse conhecimento, pois suas obras contribuem para o entendimento do racismo estrutural e da importância da representatividade negra. O projeto também destaca produções literárias e intelectuais negras, valorizando a ancestralidade e a resistência histórica dos povos afrodescendentes. A execução revelou o interesse dos alunos por uma nova narrativa histórica — aquela que reconhece os 388 anos de escravidão no Brasil e valoriza as contribuições culturais, sociais e políticas da população negra. No entanto, os desafios ainda são grandes, especialmente frente às práticas racistas naturalizadas. É urgente que a escola promova uma educação étnico-racial contínua, crítica e inclusiva. Racismo é crime. Racismo mata. E precisa ser combatido todos os dias, com consciência, coragem e ação coletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.