PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7830 "inscrito_id" => 16080 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "O racismo, sustentado pela falsa ideia de superioridade racial, manifesta-se de forma explícita ou velada em diversos espaços sociais — na escola, no trabalho, no esporte e nas relações familiares. Na EEMTI Maria Neusa Araújo Moura, a luta antirracista ganhou força com a criação oficial de um projeto em 2023. No entanto, sua semente foi plantada em 2022, com a eletiva “Memória e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada pela professora de sociologia Iara Silvino. O projeto busca formar estudantes críticos e conscientes, capazes de identificar, refletir e combater práticas racistas no cotidiano. Para isso, utiliza uma metodologia fundamentada em pesquisas teóricas e práticas, leitura de textos, análise de ações escolares e do marco legal, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Autoras e autores como Silvio Almeida, Kabengele Munanga e Lilia Schwarcz são referências no processo de construção desse conhecimento, pois suas obras contribuem para o entendimento do racismo estrutural e da importância da representatividade negra. O projeto também destaca produções literárias e intelectuais negras, valorizando a ancestralidade e a resistência histórica dos povos afrodescendentes. A execução revelou o interesse dos alunos por uma nova narrativa histórica — aquela que reconhece os 388 anos de escravidão no Brasil e valoriza as contribuições culturais, sociais e políticas da população negra. No entanto, os desafios ainda são grandes, especialmente frente às práticas racistas naturalizadas. É urgente que a escola promova uma educação étnico-racial contínua, crítica e inclusiva. Racismo é crime. Racismo mata. E precisa ser combatido todos os dias, com consciência, coragem e ação coletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16080_TB7830_30102025233708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA CÍNTIA OLIVEIRA SILVINO" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.silvino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7830 "inscrito_id" => 16080 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS RACIAIS NA EEMTI MARIA NEUSA: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "O racismo, sustentado pela falsa ideia de superioridade racial, manifesta-se de forma explícita ou velada em diversos espaços sociais — na escola, no trabalho, no esporte e nas relações familiares. Na EEMTI Maria Neusa Araújo Moura, a luta antirracista ganhou força com a criação oficial de um projeto em 2023. No entanto, sua semente foi plantada em 2022, com a eletiva “Memória e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, ministrada pela professora de sociologia Iara Silvino. O projeto busca formar estudantes críticos e conscientes, capazes de identificar, refletir e combater práticas racistas no cotidiano. Para isso, utiliza uma metodologia fundamentada em pesquisas teóricas e práticas, leitura de textos, análise de ações escolares e do marco legal, como a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Autoras e autores como Silvio Almeida, Kabengele Munanga e Lilia Schwarcz são referências no processo de construção desse conhecimento, pois suas obras contribuem para o entendimento do racismo estrutural e da importância da representatividade negra. O projeto também destaca produções literárias e intelectuais negras, valorizando a ancestralidade e a resistência histórica dos povos afrodescendentes. A execução revelou o interesse dos alunos por uma nova narrativa histórica — aquela que reconhece os 388 anos de escravidão no Brasil e valoriza as contribuições culturais, sociais e políticas da população negra. No entanto, os desafios ainda são grandes, especialmente frente às práticas racistas naturalizadas. É urgente que a escola promova uma educação étnico-racial contínua, crítica e inclusiva. Racismo é crime. Racismo mata. E precisa ser combatido todos os dias, com consciência, coragem e ação coletiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16080_TB7830_30102025233708.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARA CÍNTIA OLIVEIRA SILVINO" "autor_nome_curto" => "IARA" "autor_email" => "iara.silvino@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }