IDENTIDADE E ETNIAS: UM DESPERTAR PARA A REALIDADE DO RACISMO ESTRUTURAL ATRAVÉS DA VOZ NEGRA
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Trata-se de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido com alunos da modalidade semipresencial da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino. A proposta emergiu de uma atividade de produção do gênero relato pessoal realizada em sala de aula que revelou diversas situações de preconceito vividas e/ou testemunhadas por eles. Ademais, faz-se necessário incluir no currículo a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, em cumprimento com a obrigatoriedade disposta na lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Para tanto, tomamos como base autores como Almeida (2019), para fundamentar a discussão acerca do racismo estrutural; Candido (1995), no que diz respeito à reflexão sobre a literatura como uma necessidade universal e sua função humanizadora; e Cosson (2009), em relação à orientação da sequência básica proposta, sendo composta por atividades de motivação, introdução, leitura e interpretação dos textos literários. Utilizamos como gênero de abordagem a crônica “Despertar”, de uma escritora negra paraibana, Ana Karina Gonçalves dos Santos, em diálogo com outros gêneros como: o conto “Maria”, de Conceição Evaristo, a música “Identidade”, de Jorge Aragão, e o poema “Rondó da Ronda Noturna”, de Ricardo Aleixo, todos de autoria negra. Os resultados apontam que o desenvolvimento da proposta oportunizou o contato e a fruição dos textos literários de autoria negra, fomentando a reflexão acerca da atual conjuntura social no tocante ao racismo estrutural e à formação de cidadãos críticos capazes de transformar a realidade." 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