Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A ESTUDANTES COM DEFICIENCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126676
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4220
    "inscrito_id" => 3116
    "titulo" => "RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A ESTUDANTES COM DEFICIENCIA VISUAL"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática de caráter explicativo, que aborda as dificuldades enfrentadas por estudantes com deficiência visual e auditiva no ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa visa compreender os desafios enfrentados pelos professores ao ensinar alunos com essas deficiências, especialmente considerando a escassez de materiais e metodologias adaptadas. A inclusão desses alunos é um desafio que exige a colaboração de toda a comunidade escolar, incluindo professores, famílias, gestores e o apoio dos poderes públicos, a pesquisa se baseia em autores renomados da área da educação inclusiva, tais como Mantoan (2003), Sassaki (1997) e Vigotski (1991), que discutem a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas para promover a inclusão efetiva dos estudantes com deficiência. Além disso, serão explorados estudos sobre recursos didáticos adaptados, como materiais em braille, audiolivros, tradutores de libras e outras ferramentas tecnológicas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica de artigos e livros que tratam da temática da inclusão e adaptação de recursos para estudantes com deficiência sensorial. Os resultados esperados incluem a identificação dos principais desafios enfrentados pelos professores na implementação de recursos adaptados no ensino de Biologia, bem como a proposição de estratégias que podem ser aplicadas para tornar o ensino mais acessível. Espera-se também destacar a importância do uso de metodologias ativas e materiais inclusivos para garantir o aprendizado significativo dos alunos com deficiência visual e auditiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3116_TB4220_30102025120135.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY BEATRIZ DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anny.b@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126676
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4220
    "inscrito_id" => 3116
    "titulo" => "RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA A ESTUDANTES COM DEFICIENCIA VISUAL"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática de caráter explicativo, que aborda as dificuldades enfrentadas por estudantes com deficiência visual e auditiva no ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa visa compreender os desafios enfrentados pelos professores ao ensinar alunos com essas deficiências, especialmente considerando a escassez de materiais e metodologias adaptadas. A inclusão desses alunos é um desafio que exige a colaboração de toda a comunidade escolar, incluindo professores, famílias, gestores e o apoio dos poderes públicos, a pesquisa se baseia em autores renomados da área da educação inclusiva, tais como Mantoan (2003), Sassaki (1997) e Vigotski (1991), que discutem a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas para promover a inclusão efetiva dos estudantes com deficiência. Além disso, serão explorados estudos sobre recursos didáticos adaptados, como materiais em braille, audiolivros, tradutores de libras e outras ferramentas tecnológicas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica de artigos e livros que tratam da temática da inclusão e adaptação de recursos para estudantes com deficiência sensorial. Os resultados esperados incluem a identificação dos principais desafios enfrentados pelos professores na implementação de recursos adaptados no ensino de Biologia, bem como a proposição de estratégias que podem ser aplicadas para tornar o ensino mais acessível. Espera-se também destacar a importância do uso de metodologias ativas e materiais inclusivos para garantir o aprendizado significativo dos alunos com deficiência visual e auditiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3116_TB4220_30102025120135.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY BEATRIZ DA SILVA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ANNY"
    "autor_email" => "anny.b@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática de caráter explicativo, que aborda as dificuldades enfrentadas por estudantes com deficiência visual e auditiva no ensino de Biologia no Ensino Médio. A pesquisa visa compreender os desafios enfrentados pelos professores ao ensinar alunos com essas deficiências, especialmente considerando a escassez de materiais e metodologias adaptadas. A inclusão desses alunos é um desafio que exige a colaboração de toda a comunidade escolar, incluindo professores, famílias, gestores e o apoio dos poderes públicos, a pesquisa se baseia em autores renomados da área da educação inclusiva, tais como Mantoan (2003), Sassaki (1997) e Vigotski (1991), que discutem a necessidade de adaptações curriculares e metodológicas para promover a inclusão efetiva dos estudantes com deficiência. Além disso, serão explorados estudos sobre recursos didáticos adaptados, como materiais em braille, audiolivros, tradutores de libras e outras ferramentas tecnológicas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica de artigos e livros que tratam da temática da inclusão e adaptação de recursos para estudantes com deficiência sensorial. Os resultados esperados incluem a identificação dos principais desafios enfrentados pelos professores na implementação de recursos adaptados no ensino de Biologia, bem como a proposição de estratégias que podem ser aplicadas para tornar o ensino mais acessível. Espera-se também destacar a importância do uso de metodologias ativas e materiais inclusivos para garantir o aprendizado significativo dos alunos com deficiência visual e auditiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.