ARQUITETURA ESCOLAR E DITADURA MILITAR: RESQUÍCIOS DE UMA ÉPOCA QUE ASSOLAM O TEMPO PRESENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127076 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5102 "inscrito_id" => 13802 "titulo" => "ARQUITETURA ESCOLAR E DITADURA MILITAR: RESQUÍCIOS DE UMA ÉPOCA QUE ASSOLAM O TEMPO PRESENTE" "resumo" => "O artigo analisa a arquitetura das escolas públicas construídas em Assis (SP) entre 1971 e 1996, período do regime militar, buscando identificar características que persistem. A investigação demonstra a relação entre arquitetura escolar e a ditadura, mostrando como o regime moldou o espaço físico, práticas pedagógicas e a formação individual. Com o questionamento se as características das escolas dessa época ainda são mantidas, trouxemos autores como MENEZES (1978), que discute a arquitetura como controle de massas, GIROUX (1986) Ideologia, cultura e escolarização e FRAGO, ESCOLANO (2001) com o livro: “Currículo, espaço e subjetividade: A arquitetura como programa”. Durante o período do Regime militar, os edifícios escolares foram projetados e construídos com o objetivo de reproduzir a ideologia ao regime através da organização espacial, buscando transmitir valores como nacionalismo, hierarquia, ordem e progresso. A arquitetura escolar da ditadura reforçou desigualdades sociais, separando alunos por classe e sexo e oferecendo diferentes condições de ensino. A disposição das salas de aula, com um lugar elevado para o professor, e os corredores largos facilitavam a vigilância e afirmavam a hierarquia. O artigo conclui que muitas escolas brasileiras ainda apresentam essas características, demandando reflexão de educadores, arquitetos e gestores para criar espaços mais democráticos e inclusivos. A transformação dos espaços escolares é essencial para promover o desenvolvimento integral dos alunos e construir uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13802_TB5102_08112025194424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GONÇALVES GOMES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fergomes2308@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127076 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5102 "inscrito_id" => 13802 "titulo" => "ARQUITETURA ESCOLAR E DITADURA MILITAR: RESQUÍCIOS DE UMA ÉPOCA QUE ASSOLAM O TEMPO PRESENTE" "resumo" => "O artigo analisa a arquitetura das escolas públicas construídas em Assis (SP) entre 1971 e 1996, período do regime militar, buscando identificar características que persistem. A investigação demonstra a relação entre arquitetura escolar e a ditadura, mostrando como o regime moldou o espaço físico, práticas pedagógicas e a formação individual. Com o questionamento se as características das escolas dessa época ainda são mantidas, trouxemos autores como MENEZES (1978), que discute a arquitetura como controle de massas, GIROUX (1986) Ideologia, cultura e escolarização e FRAGO, ESCOLANO (2001) com o livro: “Currículo, espaço e subjetividade: A arquitetura como programa”. Durante o período do Regime militar, os edifícios escolares foram projetados e construídos com o objetivo de reproduzir a ideologia ao regime através da organização espacial, buscando transmitir valores como nacionalismo, hierarquia, ordem e progresso. A arquitetura escolar da ditadura reforçou desigualdades sociais, separando alunos por classe e sexo e oferecendo diferentes condições de ensino. A disposição das salas de aula, com um lugar elevado para o professor, e os corredores largos facilitavam a vigilância e afirmavam a hierarquia. O artigo conclui que muitas escolas brasileiras ainda apresentam essas características, demandando reflexão de educadores, arquitetos e gestores para criar espaços mais democráticos e inclusivos. A transformação dos espaços escolares é essencial para promover o desenvolvimento integral dos alunos e construir uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13802_TB5102_08112025194424.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA GONÇALVES GOMES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fergomes2308@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }