IMPACTO DO PROGRAMA GETI/UFPA CAMPUS CASTANHAL-PA: NAS ESCREVIVÊNCIAS DAS MULHERES VELHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126524 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3762 "inscrito_id" => 4511 "titulo" => "IMPACTO DO PROGRAMA GETI/UFPA CAMPUS CASTANHAL-PA: NAS ESCREVIVÊNCIAS DAS MULHERES VELHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo investigar o impacto do Programa Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas/GETI, da Universidade Federal do Pará/UFPA, Campus Castanhal, nas escrevivências de mulheres velhas na Amazônia Paraense. Fundamenta-se as discussões em escrevivências; envelhecimento feminino; educação emancipadora no contexto amazônico, na perspectiva de autores como: Evaristo (2017); Beauvoir (1990); Neri (2014); Arroyo (2017); Freire (1987), dentre outros. Esse estudo foi pautado na abordagem qualitativa na perspectiva de Minayo (2014). Realizado via pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, coleta de dados e análise de dados. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com cinco integrantes do Programa. Os resultados apontaram o perfil das investigadas que: tinham faixa etária entre sessenta e setenta anos; autonomia de ir e vir para o GETI; baixo nível de escolaridade e enfrentavam situações de vulnerabilidade social. Os impactos do Programa GETI na vida das mulheres idosas foram caracterizadas nas narrativas, que traduziam construção de novas escrevivências das mesmas, incidiam em apropiação de novos saberes e fazeres diante das possibilidade de ressignificar o processo de envelhecimento saudável na Amazônia paraense. Conclui-se que o Impacto do Programa GETI/UFPA Castanhal-Pará: nas Escrevivências das Mulheres Velhas na Amazônia Paraense, ficou envidenciado no papel social da universidade interfaceado a vida da sociedade, das mulheres velhas pelo viés do ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, as falas apontavam que o programa proporcionava espaço de acolhimento, valorização, inclusão, protagonismo, permitindo as participantes se redescobrir, se reencantar com a vida na velhice, fortalecendo suas identidades e construindo novas perspectivas de envelhecer com qualidade, reconhecendo e reafirmando suas trajetórias de vida na Amazonia Paraense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4511_TB3762_30102025225345.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PANTOJA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nanda123pantoja100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126524 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3762 "inscrito_id" => 4511 "titulo" => "IMPACTO DO PROGRAMA GETI/UFPA CAMPUS CASTANHAL-PA: NAS ESCREVIVÊNCIAS DAS MULHERES VELHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo investigar o impacto do Programa Grupo de Educação e Trabalho com Pessoas Idosas/GETI, da Universidade Federal do Pará/UFPA, Campus Castanhal, nas escrevivências de mulheres velhas na Amazônia Paraense. Fundamenta-se as discussões em escrevivências; envelhecimento feminino; educação emancipadora no contexto amazônico, na perspectiva de autores como: Evaristo (2017); Beauvoir (1990); Neri (2014); Arroyo (2017); Freire (1987), dentre outros. Esse estudo foi pautado na abordagem qualitativa na perspectiva de Minayo (2014). Realizado via pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e de campo, coleta de dados e análise de dados. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com cinco integrantes do Programa. Os resultados apontaram o perfil das investigadas que: tinham faixa etária entre sessenta e setenta anos; autonomia de ir e vir para o GETI; baixo nível de escolaridade e enfrentavam situações de vulnerabilidade social. Os impactos do Programa GETI na vida das mulheres idosas foram caracterizadas nas narrativas, que traduziam construção de novas escrevivências das mesmas, incidiam em apropiação de novos saberes e fazeres diante das possibilidade de ressignificar o processo de envelhecimento saudável na Amazônia paraense. Conclui-se que o Impacto do Programa GETI/UFPA Castanhal-Pará: nas Escrevivências das Mulheres Velhas na Amazônia Paraense, ficou envidenciado no papel social da universidade interfaceado a vida da sociedade, das mulheres velhas pelo viés do ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, as falas apontavam que o programa proporcionava espaço de acolhimento, valorização, inclusão, protagonismo, permitindo as participantes se redescobrir, se reencantar com a vida na velhice, fortalecendo suas identidades e construindo novas perspectivas de envelhecer com qualidade, reconhecendo e reafirmando suas trajetórias de vida na Amazonia Paraense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4511_TB3762_30102025225345.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PANTOJA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nanda123pantoja100@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }