PROJETO SER LEITOR - PEQUENOS LEITORES, GRANDES DESCOBERTAS: "INCENTIVANDO A LEITURA NA INFÂNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8454 "inscrito_id" => 16402 "titulo" => "PROJETO SER LEITOR - PEQUENOS LEITORES, GRANDES DESCOBERTAS: "INCENTIVANDO A LEITURA NA INFÂNCIA" "resumo" => "O projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas: incentivando a Leitura na Infância”, idealizado pelo curso de Pedagogia da UNINASSAU Aguanambi, teve como principal objetivo fomentar o hábito da leitura em crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho. Reconhecendo a relevância da leitura para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, o projeto promoveu atividades lúdicas e interativas voltadas ao estímulo da criatividade, da imaginação e da capacidade interpretativa dos estudantes. A iniciativa teve início com uma campanha de arrecadação de livros, impulsionada por meio das redes sociais e da mobilização da comunidade acadêmica e externa. Dentre as ações desenvolvidas, destacaram-se apresentações teatrais com contação de histórias, oficinas de desenho e brincadeiras educativas. As atividades buscaram proporcionar um ambiente acolhedor e promover o encantamento das crianças com o universo literário. O projeto contou com a participação de 16 estudantes de Pedagogia e dois professores orientadores, promovendo a integração entre o ensino superior, a educação básica e a comunidade. A participação foi registrada por meio de lista de presença. Como principais resultados, observou-se a ampliação do acesso ao acervo literário, o despertar do gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades de interpretação oral e escrita. Conforme Freire (1989), “ler o mundo precede a leitura da palavra”, e a formação de leitores críticos inicia-se na infância, por meio de experiências significativas e afetivas com a linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16402_TB8454_30102025232946.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ÍTALA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "SILVIA Ítala" "autor_email" => "silviaitala20@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128444 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8454 "inscrito_id" => 16402 "titulo" => "PROJETO SER LEITOR - PEQUENOS LEITORES, GRANDES DESCOBERTAS: "INCENTIVANDO A LEITURA NA INFÂNCIA" "resumo" => "O projeto “Pequenos Leitores, Grandes Descobertas: incentivando a Leitura na Infância”, idealizado pelo curso de Pedagogia da UNINASSAU Aguanambi, teve como principal objetivo fomentar o hábito da leitura em crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho. Reconhecendo a relevância da leitura para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, o projeto promoveu atividades lúdicas e interativas voltadas ao estímulo da criatividade, da imaginação e da capacidade interpretativa dos estudantes. A iniciativa teve início com uma campanha de arrecadação de livros, impulsionada por meio das redes sociais e da mobilização da comunidade acadêmica e externa. Dentre as ações desenvolvidas, destacaram-se apresentações teatrais com contação de histórias, oficinas de desenho e brincadeiras educativas. As atividades buscaram proporcionar um ambiente acolhedor e promover o encantamento das crianças com o universo literário. O projeto contou com a participação de 16 estudantes de Pedagogia e dois professores orientadores, promovendo a integração entre o ensino superior, a educação básica e a comunidade. A participação foi registrada por meio de lista de presença. Como principais resultados, observou-se a ampliação do acesso ao acervo literário, o despertar do gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades de interpretação oral e escrita. Conforme Freire (1989), “ler o mundo precede a leitura da palavra”, e a formação de leitores críticos inicia-se na infância, por meio de experiências significativas e afetivas com a linguagem escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16402_TB8454_30102025232946.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVIA ÍTALA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "SILVIA Ítala" "autor_email" => "silviaitala20@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }