Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: A INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTISTA(TEA)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo visa mostrar possibilidades de articular atividades pedagógicas que estão inseridas no cotidiano de crianças autistas, que possam auxiliar a sua vida em sociedade, fazendo com que a sua linguagem seja melhor compreendida através de estratégias, rotinas, regras e ajudando desta maneira em sua comunicação. Mais especificamente, busca entender como as adaptações curriculares e a contribuição da Neuropsicopedagogia podem favorecer a aquisição de novos conhecimentos e de novas habilidades do aluno com TEA, por entender que a Neuropsicopedagogia é uma grande aliada a aprendizagem destes alunos, por reunir conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia. modo, traçar estratégias de ensino, através de tratamentos terapêuticos e para que o professor tenha auxílio. Para isso, o Neuropsicopedagogo busca realizar uma avaliação e observação mais específica de como o cérebro da criança aprende, de acordo com a neurociência, viabilizando então um aprendizado mais eficiente. Este estudo torna-se relevante por proporcionar mais pesquisas nesta área de estudo. Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica de artigos científicos de periódicos na área de estudos, consulta de livros sobre o autismo, partiu de pressupostos de estudos através do uso de literaturas que abordassem o tema para melhor entendimento e desenvolvimento, tendo como referência autores como: Nádia Bossa (1994), Olívia Porto (2006), Priscila Romero, (2016), entre outros.

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