Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E DE ACESSIBILIDADE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS (UNIFESO)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A trajetória da humanidade é indissociável da história da inclusão e exclusão de pessoas com deficiência. A educação de pessoas com deficiência, até meados do século XX, era restrita a famílias abastadas e a instituições não escolares. O ensino era focado em terapias ocupacionais, com o objetivo de adaptar o indivíduo à sua condição, e não de promover seu desenvolvimento integral. No entanto, a partir da década de 90, com a Declaração de Salamanca, os princípios e políticas para pessoas com necessidades educacionais especiais, promoveu um novo olhar para as pessoas com deficiência. Em 2015, após a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), a sistematização da acessibilidade possibilitou a inclusão das pessoas em mais ambientes, como o ambiente acadêmico de Ensino Superior. Dentre os órgãos de apoio que já direcionavam os seus atendimentos de acolhimento e demandas psicopedagógicas a graduandos, utilizando a lei como base, passa a garantir também o suporte e intervenções voltadas para acessibilidade. Tendo como referencial teórico os documentos que embasam a discussão acerca da inclusão (Poker, 2018; Verissimo & Prais, org, 2023; Rodrigues, 2012.) o presente trabalho visa relatar, descrever e comunicar a atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade da Unifeso e suas implicações, avanços e desafios demonstrando através por dados gráficos e numéricos os atendimentos, práticas e ações realizados pelos profissionais que compõem a equipe de trabalho.

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