O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5653 "inscrito_id" => 11989 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)" "resumo" => "O atendimento educacional às crianças pequenas no Brasil passou a ser regulamentado de forma mais específica a partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, que estendeu o direito à educação pública e gratuita para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, já em 2006, foi instituída a “Política Nacional da Educação Infantil: Pelo direito da criança de zero a seis anos à Educação”, com um caráter mais pedagógico, afastando-se da visão assistencialista predominante até então e sendo reconhecida como um direito fundamental e uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas implementadas nos últimos sete anos em relação ao acesso à creches e pré-escolas, avaliando se a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que estabeleceu que até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos deveriam estar matriculadas na educação infantil, foi alcançada nas cinco regiões do Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base uma combinação de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como fontes o portal do Ministério da Educação (MEC) e o Censo Escolar e estudos que tratam da temática. Foram analisadas as matrículas efetivadas nas cinco regiões brasileiras no período de 2018 a 2024. O estudo revelou que a principal dificuldade identificada para o alcance da Meta 1 do PNE é a garantia de vagas suficientes nas creches e pré-escolas, e que muitos municípios ainda enfrentam desafios estruturais e financeiros, o que limita a expansão da rede de educação infantil e impede a matrícula de todas as crianças que têm direito à educação nessa faixa etária. Apesar dos avanços significativos, o caminho para a universalização do atendimento educacional a crianças ainda exige esforços contínuos e a superação de desafios estruturais, financeiros e pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11989_TB5653_27102025092711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.sobrinho@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127339 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5653 "inscrito_id" => 11989 "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)" "resumo" => "O atendimento educacional às crianças pequenas no Brasil passou a ser regulamentado de forma mais específica a partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, que estendeu o direito à educação pública e gratuita para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, já em 2006, foi instituída a “Política Nacional da Educação Infantil: Pelo direito da criança de zero a seis anos à Educação”, com um caráter mais pedagógico, afastando-se da visão assistencialista predominante até então e sendo reconhecida como um direito fundamental e uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas implementadas nos últimos sete anos em relação ao acesso à creches e pré-escolas, avaliando se a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que estabeleceu que até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos deveriam estar matriculadas na educação infantil, foi alcançada nas cinco regiões do Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base uma combinação de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como fontes o portal do Ministério da Educação (MEC) e o Censo Escolar e estudos que tratam da temática. Foram analisadas as matrículas efetivadas nas cinco regiões brasileiras no período de 2018 a 2024. O estudo revelou que a principal dificuldade identificada para o alcance da Meta 1 do PNE é a garantia de vagas suficientes nas creches e pré-escolas, e que muitos municípios ainda enfrentam desafios estruturais e financeiros, o que limita a expansão da rede de educação infantil e impede a matrícula de todas as crianças que têm direito à educação nessa faixa etária. Apesar dos avanços significativos, o caminho para a universalização do atendimento educacional a crianças ainda exige esforços contínuos e a superação de desafios estruturais, financeiros e pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11989_TB5653_27102025092711.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SOBRINHO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.sobrinho@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }