Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5653
    "inscrito_id" => 11989
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)"
    "resumo" => "O atendimento educacional às crianças pequenas no Brasil passou a ser regulamentado de forma mais específica a partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, que estendeu o direito à educação pública e gratuita para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, já em 2006, foi instituída a “Política Nacional da Educação Infantil: Pelo direito da criança de zero a seis anos à Educação”, com um caráter mais pedagógico, afastando-se da visão assistencialista predominante até então e sendo reconhecida como um direito fundamental e uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas implementadas nos últimos sete anos em relação ao acesso à creches e pré-escolas, avaliando se a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que estabeleceu que até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos deveriam estar matriculadas na educação infantil, foi alcançada nas cinco regiões do Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base uma combinação de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como fontes o portal do Ministério da Educação (MEC) e o Censo Escolar e estudos que tratam da temática. Foram analisadas as matrículas efetivadas nas cinco regiões brasileiras no período de 2018 a 2024. O estudo revelou que a principal dificuldade identificada para o alcance da Meta 1 do PNE é a garantia de vagas suficientes nas creches e pré-escolas, e que muitos municípios ainda enfrentam desafios estruturais e financeiros, o que limita a expansão da rede de educação infantil e impede a matrícula de todas as crianças que têm direito à educação nessa faixa etária. Apesar dos avanços significativos, o caminho para a universalização do atendimento educacional a crianças ainda exige esforços contínuos e a superação de desafios estruturais, financeiros e pedagógicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11989_TB5653_27102025092711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquel.sobrinho@cedu.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5653
    "inscrito_id" => 11989
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ÚLTIMOS SETE ANOS (2018-2024)"
    "resumo" => "O atendimento educacional às crianças pequenas no Brasil passou a ser regulamentado de forma mais específica a partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, que estendeu o direito à educação pública e gratuita para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, já em 2006, foi instituída a “Política Nacional da Educação Infantil: Pelo direito da criança de zero a seis anos à Educação”, com um caráter mais pedagógico, afastando-se da visão assistencialista predominante até então e sendo reconhecida como um direito fundamental e uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas implementadas nos últimos sete anos em relação ao acesso à creches e pré-escolas, avaliando se a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que estabeleceu que até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos deveriam estar matriculadas na educação infantil, foi alcançada nas cinco regiões do Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base uma combinação de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como fontes o portal do Ministério da Educação (MEC) e o Censo Escolar e estudos que tratam da temática. Foram analisadas as matrículas efetivadas nas cinco regiões brasileiras no período de 2018 a 2024. O estudo revelou que a principal dificuldade identificada para o alcance da Meta 1 do PNE é a garantia de vagas suficientes nas creches e pré-escolas, e que muitos municípios ainda enfrentam desafios estruturais e financeiros, o que limita a expansão da rede de educação infantil e impede a matrícula de todas as crianças que têm direito à educação nessa faixa etária. Apesar dos avanços significativos, o caminho para a universalização do atendimento educacional a crianças ainda exige esforços contínuos e a superação de desafios estruturais, financeiros e pedagógicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11989_TB5653_27102025092711.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL ALVES SOBRINHO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquel.sobrinho@cedu.ufal.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O atendimento educacional às crianças pequenas no Brasil passou a ser regulamentado de forma mais específica a partir de 2009, com a Emenda Constitucional nº 59, que estendeu o direito à educação pública e gratuita para todas as crianças a partir dos 4 anos de idade. No entanto, já em 2006, foi instituída a “Política Nacional da Educação Infantil: Pelo direito da criança de zero a seis anos à Educação”, com um caráter mais pedagógico, afastando-se da visão assistencialista predominante até então e sendo reconhecida como um direito fundamental e uma etapa essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar as políticas públicas implementadas nos últimos sete anos em relação ao acesso à creches e pré-escolas, avaliando se a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que estabeleceu que até 2016, todas as crianças de 4 a 5 anos deveriam estar matriculadas na educação infantil, foi alcançada nas cinco regiões do Brasil. De abordagem qualitativa, a pesquisa teve como base uma combinação de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como fontes o portal do Ministério da Educação (MEC) e o Censo Escolar e estudos que tratam da temática. Foram analisadas as matrículas efetivadas nas cinco regiões brasileiras no período de 2018 a 2024. O estudo revelou que a principal dificuldade identificada para o alcance da Meta 1 do PNE é a garantia de vagas suficientes nas creches e pré-escolas, e que muitos municípios ainda enfrentam desafios estruturais e financeiros, o que limita a expansão da rede de educação infantil e impede a matrícula de todas as crianças que têm direito à educação nessa faixa etária. Apesar dos avanços significativos, o caminho para a universalização do atendimento educacional a crianças ainda exige esforços contínuos e a superação de desafios estruturais, financeiros e pedagógicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.