TORNANDO-SE INSETO: SEQUÊNCIA DE AULAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DA ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127089 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5127 "inscrito_id" => 11679 "titulo" => "TORNANDO-SE INSETO: SEQUÊNCIA DE AULAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DA ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os invertebrados são tratados muitas vezes como um conjunto de animais em que há “curiosidades” a se destacar. E os insetos são apenas citados brevemente em aulas de Biologia. Utilizando a abordagem didática do ensino por investigação, com o intuito de enfatizar esse conteúdo pouco abordado e promover a alfabetização científica, desenvolveu-se com 17 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, numa escola estadual da Paraíba, no município de Campina Grande, a atividade de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (Profbio/UFPB) em 2024. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) a partir de avaliação diagnóstica sobre os artrópodes e os insetos em particular. A SDI foi aplicada em dois momentos de duas aulas geminadas. No primeiro momento os estudantes investigaram a evolução do Filo Arthropoda. No segundo momento foram trabalhados os ciclos de desenvolvimento dos insetos e sua morfologia básica. Iniciando-se, em ambos os momentos, com a apresentação de perguntas norteadoras, os estudantes foram instruídos a elaborarem hipóteses que posteriormente poderiam ser reelaboradas, se necessário. Para auxiliá-los na investigação e testar suas hipóteses, os estudantes utilizaram jogos de quebra-cabeças, textos e vídeos pré-selecionados. Os resultados indicam que a SDI contribuiu para a melhora da percepção dos estudantes sobre os artrópodes, ampliando sua compreensão sobre a diversidade e características do grupo. Observou-se um avanço na alfabetização científica, com a ressignificação de conceitos prévios e apropriação de termos científicos. A abordagem investigativa e lúdica promoveu um maior engajamento dos alunos, favorecendo um aprendizado mais participativo. Primeiramente, os estudantes demonstraram dificuldades em classificar os artrópodes, porém, com o progresso das atividades, demonstraram melhora na organização e identificação das características desses organismos. Destaca-se dos resultados a eficiência das metodologias ativas, como gamificação e ensino por investigação, na superação de desafios e no estímulo ao aprendizado significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11679_TB5127_30102025151939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BARROS RAMOS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigobrbio1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127089 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5127 "inscrito_id" => 11679 "titulo" => "TORNANDO-SE INSETO: SEQUÊNCIA DE AULAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DA ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os invertebrados são tratados muitas vezes como um conjunto de animais em que há “curiosidades” a se destacar. E os insetos são apenas citados brevemente em aulas de Biologia. Utilizando a abordagem didática do ensino por investigação, com o intuito de enfatizar esse conteúdo pouco abordado e promover a alfabetização científica, desenvolveu-se com 17 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, numa escola estadual da Paraíba, no município de Campina Grande, a atividade de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (Profbio/UFPB) em 2024. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) a partir de avaliação diagnóstica sobre os artrópodes e os insetos em particular. A SDI foi aplicada em dois momentos de duas aulas geminadas. No primeiro momento os estudantes investigaram a evolução do Filo Arthropoda. No segundo momento foram trabalhados os ciclos de desenvolvimento dos insetos e sua morfologia básica. Iniciando-se, em ambos os momentos, com a apresentação de perguntas norteadoras, os estudantes foram instruídos a elaborarem hipóteses que posteriormente poderiam ser reelaboradas, se necessário. Para auxiliá-los na investigação e testar suas hipóteses, os estudantes utilizaram jogos de quebra-cabeças, textos e vídeos pré-selecionados. Os resultados indicam que a SDI contribuiu para a melhora da percepção dos estudantes sobre os artrópodes, ampliando sua compreensão sobre a diversidade e características do grupo. Observou-se um avanço na alfabetização científica, com a ressignificação de conceitos prévios e apropriação de termos científicos. A abordagem investigativa e lúdica promoveu um maior engajamento dos alunos, favorecendo um aprendizado mais participativo. Primeiramente, os estudantes demonstraram dificuldades em classificar os artrópodes, porém, com o progresso das atividades, demonstraram melhora na organização e identificação das características desses organismos. Destaca-se dos resultados a eficiência das metodologias ativas, como gamificação e ensino por investigação, na superação de desafios e no estímulo ao aprendizado significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11679_TB5127_30102025151939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO BARROS RAMOS" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigobrbio1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }