Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FATORES QUE INFLUENCIAM NA EFICIÊNCIA ACADÊMICA: MODELO RELACIONAL E ESTUDO DE CASO NO IFPB, CAMPUS ITAPORANGA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno complexo e multifacetado que representa um dos desafios mais significativos enfrentados pelos sistemas educacionais e um tema bastante discutido por pesquisadores no âmbito mundial. A eficiência, por sua vez, é uma medida importante da capacidade de um sistema educacional em atingir seus objetivos de forma eficaz, otimizando recursos e maximizando o impacto do investimento em educação. No entanto, a relação entre evasão escolar e eficiência não é apenas causal, uma vez que a evasão compromete diretamente a eficiência do sistema educacional. O objetivo da pesquisa é propor um modelo relacional dos fatores que permita examinar a interconexão entre a evasão e a eficiência acadêmica, baseado num estudo de caso de uma unidade do Instituto Federal da Paraíba, situado na cidade de Itaporanga/PB. A pesquisa será desenvolvida no ensino médio integrado do Campus Itaporanga, sendo conduzida, inicialmente, por meio de uma survey com o propósito de coletar dados necessários para construir o modelo relacional. Da mesma forma selecionar variáveis para calcular a eficiência acadêmica do curso técnico integrado em edificações usando a técnica de Análise Envoltória de Dados (DEA), no intuito de comparar o resultado com outras unidades do IFPB. Inicialmente, foi levantado o Estado da Arte a respeito da temática, contemplando os enfoques: aspectos sociais e institucionais, racismo, fatores psicossociais e desigualdade LGBTQIA+. Estas variáveis foram resultantes da sintetização de 97 artigos encontrados na base de dados Scopus, utilizando as palavras-chave Truancy e Absenteeism. O estudo será conduzido em cinco etapas sequenciais: 1) revisão bibliográfica sistemática (RBS); 2) descrição das variáveis; 3) elaboração do modelo relacional; 4) realização do estudo de caso e survey; e 5) cálculo da eficiência usando a técnica DEA. Como resultados esperados da pesquisa, validar o framework do modelo relacional e comparar as eficiências acadêmicas do curso técnico integrado em edificações. Essa temática possui muitas oportunidades para futuras investigações.

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