FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5241 "inscrito_id" => 3832 "titulo" => "FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas na disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, como parte dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Filosofia da UFABC. Tais atividades foram implementadas na Escola Municipal Florestan Fernandes, situada em São Bernardo do Campo, SP. O referencial teórico-metodológico baseou-se em "Por uma Pedagogia da Pergunta", de Paulo Freire e Antonio Faundez (2013), além de "Filosofia para Crianças" de Matthew Lipman, abordado por Marcos Lorieri. As ações centraram-se na pedagogia da pergunta e na criação de comunidades de investigação, valorizando o questionamento e o pensamento crítico. A metodologia incluiu planejamento e execução de intervenções didáticas com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando um conto filosófico, criado a partir da filosofia de Ana Primavesi, e atividades artísticas como disparadores para reflexões sobre filosofia, agroecologia e o conceito de "ubuntu". Os principais resultados indicaram o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a superação da resistência inicial à leitura e aos diálogos filosóficos. Destacam-se como desafios a necessidade de formação docente específica e o rompimento com práticas educacionais tradicionais. Conclui-se que o ensino de filosofia pode contribuir significativamente para a formação de indivíduos críticos e criativos, desde que desenvolvido de forma dialógica e respeitando a singularidade da infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3832_TB5241_10112025185728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELE SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA DANIELE" "autor_email" => "bruna.santos@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5241 "inscrito_id" => 3832 "titulo" => "FILOSOFIA PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho relata as atividades desenvolvidas na disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, como parte dos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas e Licenciatura em Filosofia da UFABC. Tais atividades foram implementadas na Escola Municipal Florestan Fernandes, situada em São Bernardo do Campo, SP. O referencial teórico-metodológico baseou-se em "Por uma Pedagogia da Pergunta", de Paulo Freire e Antonio Faundez (2013), além de "Filosofia para Crianças" de Matthew Lipman, abordado por Marcos Lorieri. As ações centraram-se na pedagogia da pergunta e na criação de comunidades de investigação, valorizando o questionamento e o pensamento crítico. A metodologia incluiu planejamento e execução de intervenções didáticas com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizando um conto filosófico, criado a partir da filosofia de Ana Primavesi, e atividades artísticas como disparadores para reflexões sobre filosofia, agroecologia e o conceito de "ubuntu". Os principais resultados indicaram o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a superação da resistência inicial à leitura e aos diálogos filosóficos. Destacam-se como desafios a necessidade de formação docente específica e o rompimento com práticas educacionais tradicionais. Conclui-se que o ensino de filosofia pode contribuir significativamente para a formação de indivíduos críticos e criativos, desde que desenvolvido de forma dialógica e respeitando a singularidade da infância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3832_TB5241_10112025185728.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA DANIELE SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA DANIELE" "autor_email" => "bruna.santos@aluno.ufabc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }