Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FILOSOFIA DA INFÂNCIA E OS ANOS INICIAIS: ENUNCIAÇÕES DOS PROFESSORES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este resumo é o recorte de uma pesquisa que percorre a Filosofia da Infância e as enunciações de infância presentes no contexto escolar. Este trabalho tem como objetivo principal compreender as concepções de infância de professores do Ensino Fundamental em uma escola pública da região do Vale do Itajaí, SC, a partir das compreensões de infância da modernidade e da Filosofia da Infância. O primeiro momento do trabalho consistiu na leitura e escrita sobre a Filosofia da Infância e sobre a construção histórica do conceito de infância. No segundo momento se discutem os dados da pesquisa de campo. O estudo se caracteriza como qualitativo, e utiliza a entrevista semiestruturada por perguntas abertas como instrumento para gerar os dados. Os participantes da pesquisa são quatro professores de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, professor regente e de apoio, professores de Artes e Educação Física. As perguntas abertas nas entrevistas possibilitaram aos professores discorrerem sobre suas concepções de infância. A fundamentação teórica baseou-se em Foucault (2006), Noguera-Ramírez (2013), Kohan (2011), entre outros. A análise dos dados seguirá a inspiração genealógica que, pelas lentes foucaultianas, busca discutir sobre as relações de poder e saber presentes nas enunciações de infância, identificadas nas falas de professores, e amparada a Filosofia da Infância, que olha a infância como uma irrupção do pensamento (Kohan, 2011). As análises possibilitam a identificação das concepções de infância, bem como as relações de poder que perpassam os saberes presentes na escola.

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