VIVÊNCIAS DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA (AUTO)ETNOGRAFIA DA ATUAÇÃO DOS MONITORES DE INCLUSÃO DO COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127175 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5315 "inscrito_id" => 14056 "titulo" => "VIVÊNCIAS DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA (AUTO)ETNOGRAFIA DA ATUAÇÃO DOS MONITORES DE INCLUSÃO DO COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT" "resumo" => "Este estudo, realizado entre os anos de 2022 e 2024, é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Ciências Sociais e investiga a atuação dos profissionais de apoio à inclusão escolar de estudantes público-alvo da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008). A pesquisa explora os sentidos e desdobramentos da prática dos chamados monitores de inclusão no Colégio Marista Champagnat, uma escola de Educação Básica da rede privada do município de Porto Alegre, analisando a implementação das diretrizes legais sobre inclusão escolar no contexto da instituição. Como parte do processo investigativo, foram utilizados métodos como revisão bibliográfica, análise documental e autoetnografia, considerando que a autora é monitora de inclusão na escola. Também foram realizadas entrevistas com monitores de inclusão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola. O estudo, sob uma perspectiva antropológica, destaca como a falta de clareza nas legislações sobre o papel desse profissional, à luz dos Estudos Sociais da Deficiência, dinamiza-se em práticas diversas nas escolas regulares, gerando diferentes concepções sobre sua identidade e atuação. A análise revelou que a Rede Marista entende o papel desse profissional como uma presença mediadora entre estudante e comunidade escolar, sendo que no Champagnat, essa atuação se configura como uma prática complementar aos processos educativos, com duas dimensões principais: a dimensão do cuidado e a dimensão pedagógica. A primeira envolve apoio no deslocamento, higiene, alimentação e bem-estar dos estudantes, além de intervenções para o manejo comportamental e emocional, ajustando-os às normas tácitas da convivência social no espaço escolar. A segunda, embora seja atribuída exclusivamente ao professor pelas legislações, se manifesta na prática dos monitores à medida que oferecem suporte às atividades acadêmicas dos estudantes e orientam as práticas docentes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14056_TB5315_30102025085105.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MALUF DA ROSA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MALUF" "autor_email" => "nataliamalufdarosa@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127175 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5315 "inscrito_id" => 14056 "titulo" => "VIVÊNCIAS DA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA (AUTO)ETNOGRAFIA DA ATUAÇÃO DOS MONITORES DE INCLUSÃO DO COLÉGIO MARISTA CHAMPAGNAT" "resumo" => "Este estudo, realizado entre os anos de 2022 e 2024, é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Ciências Sociais e investiga a atuação dos profissionais de apoio à inclusão escolar de estudantes público-alvo da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008). A pesquisa explora os sentidos e desdobramentos da prática dos chamados monitores de inclusão no Colégio Marista Champagnat, uma escola de Educação Básica da rede privada do município de Porto Alegre, analisando a implementação das diretrizes legais sobre inclusão escolar no contexto da instituição. Como parte do processo investigativo, foram utilizados métodos como revisão bibliográfica, análise documental e autoetnografia, considerando que a autora é monitora de inclusão na escola. Também foram realizadas entrevistas com monitores de inclusão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola. O estudo, sob uma perspectiva antropológica, destaca como a falta de clareza nas legislações sobre o papel desse profissional, à luz dos Estudos Sociais da Deficiência, dinamiza-se em práticas diversas nas escolas regulares, gerando diferentes concepções sobre sua identidade e atuação. A análise revelou que a Rede Marista entende o papel desse profissional como uma presença mediadora entre estudante e comunidade escolar, sendo que no Champagnat, essa atuação se configura como uma prática complementar aos processos educativos, com duas dimensões principais: a dimensão do cuidado e a dimensão pedagógica. A primeira envolve apoio no deslocamento, higiene, alimentação e bem-estar dos estudantes, além de intervenções para o manejo comportamental e emocional, ajustando-os às normas tácitas da convivência social no espaço escolar. A segunda, embora seja atribuída exclusivamente ao professor pelas legislações, se manifesta na prática dos monitores à medida que oferecem suporte às atividades acadêmicas dos estudantes e orientam as práticas docentes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a inclusão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14056_TB5315_30102025085105.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA MALUF DA ROSA" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MALUF" "autor_email" => "nataliamalufdarosa@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }