CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR: COMO O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA CRIAM POSSIBILIDADES DE ENSINO CRÍTICO E DINÂMICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127276 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5528 "inscrito_id" => 13526 "titulo" => "CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR: COMO O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA CRIAM POSSIBILIDADES DE ENSINO CRÍTICO E DINÂMICO" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho busca analisar e refletir acerca da prática do uso de fontes históricas na sala de aula, sendo uma metodologia desenvolvida nas turmas de 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, em Arapiraca -AL. É fundamental que o ensino de história promova uma aprendizagem ativa e crítica. Dessa forma, foram desenvolvidas ações voltadas para a análise de diferentes tipos de fontes materiais e imateriais, visando estimular habilidades interpretativas e analíticas nos alunos, tornando-os também protagonistas em cada uma das etapas desenvolvidas durante as aulas. Para tanto, foi necessário considerar a cultura histórica que os estudantes já possuíam, compreendendo o conhecimento histórico como fruto de diferentes contextos e entendendo a história como um processo mutável e dinâmico. Realizou-se, assim, uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou o impacto da experiência desenvolvida em sala, cujos dados foram expostos por meio da abordagem interpretativa, buscando-se assimilar as diferentes interações e compreensões dos alunos. Diante disso, verificou-se que as habilidades interpretativas e o senso crítico dos alunos foram ampliados, e que eles assumiram um papel mais ativo e de protagonistas no processo de aprendizagem, o que permitiu a seguinte conclusão: o uso de fontes históricas como metodologia de ensino contribui para um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e eficaz, promovendo maior participação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13526_TB5528_14102025103849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACI LOPES DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "JACI LOPES" "autor_email" => "dra.jacilopes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127276 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5528 "inscrito_id" => 13526 "titulo" => "CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR: COMO O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA CRIAM POSSIBILIDADES DE ENSINO CRÍTICO E DINÂMICO" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho busca analisar e refletir acerca da prática do uso de fontes históricas na sala de aula, sendo uma metodologia desenvolvida nas turmas de 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, em Arapiraca -AL. É fundamental que o ensino de história promova uma aprendizagem ativa e crítica. Dessa forma, foram desenvolvidas ações voltadas para a análise de diferentes tipos de fontes materiais e imateriais, visando estimular habilidades interpretativas e analíticas nos alunos, tornando-os também protagonistas em cada uma das etapas desenvolvidas durante as aulas. Para tanto, foi necessário considerar a cultura histórica que os estudantes já possuíam, compreendendo o conhecimento histórico como fruto de diferentes contextos e entendendo a história como um processo mutável e dinâmico. Realizou-se, assim, uma pesquisa qualitativa, na qual se analisou o impacto da experiência desenvolvida em sala, cujos dados foram expostos por meio da abordagem interpretativa, buscando-se assimilar as diferentes interações e compreensões dos alunos. Diante disso, verificou-se que as habilidades interpretativas e o senso crítico dos alunos foram ampliados, e que eles assumiram um papel mais ativo e de protagonistas no processo de aprendizagem, o que permitiu a seguinte conclusão: o uso de fontes históricas como metodologia de ensino contribui para um processo de ensino aprendizagem mais dinâmico e eficaz, promovendo maior participação dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13526_TB5528_14102025103849.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACI LOPES DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "JACI LOPES" "autor_email" => "dra.jacilopes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }