A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8736 "inscrito_id" => 18715 "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este estudo, intitulado “A leitura como ferramenta para o desenvolvimento da alfabetização no Ensino Fundamental I”, visa analisar o papel da leitura como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, identificando abordagens teóricas e metodológicas que favoreçam a aprendizagem nos anos iniciais. De que forma a leitura pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Destacam-se como referências teóricas, Paulo Freire (1987), que ressalta a importância da leitura do mundo antes da leitura da palavra; Emília Ferreiro (1986), reconhecida por seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita; Magda Soares (1998; 2004), que contribui para o entendimento das práticas de alfabetização e letramento; além de Angela Kleiman (2013), que discute práticas sociais de leitura e escrita, e Roxane Rojo (2011), que aborda multiletramentos e diversidade textual. A metodologia adotada consiste em um estudo bibliográfico, complementado por um estudo de caso qualitativo, possibilitando uma análise aprofundada das práticas de leitura e sua influência na alfabetização. A pesquisa indica que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento linguístico e cognitivo dos alunos, estimulando a compreensão e a ampliação do vocabulário. Práticas pedagógicas diversificadas, como a leitura compartilhada e atividades mediadas pelo professor, promovem maior engajamento e motivação dos estudantes. Além disso, a incorporação da leitura crítica e dos multiletramentos amplia o repertório cultural e textual dos alunos, favorecendo aprendizagens significativas. Contudo, desafios como a falta de recursos e a necessidade de formação docente adequada ainda limitam a aplicação eficaz dessas estratégias, evidenciando a importância da formação continuada dos professores para o sucesso do processo alfabetizador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18715_TB8736_29102025231907.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA ALVES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MARIA" "autor_email" => "m.m.nascimentto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128560 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8736 "inscrito_id" => 18715 "titulo" => "A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este estudo, intitulado “A leitura como ferramenta para o desenvolvimento da alfabetização no Ensino Fundamental I”, visa analisar o papel da leitura como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, identificando abordagens teóricas e metodológicas que favoreçam a aprendizagem nos anos iniciais. De que forma a leitura pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Destacam-se como referências teóricas, Paulo Freire (1987), que ressalta a importância da leitura do mundo antes da leitura da palavra; Emília Ferreiro (1986), reconhecida por seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita; Magda Soares (1998; 2004), que contribui para o entendimento das práticas de alfabetização e letramento; além de Angela Kleiman (2013), que discute práticas sociais de leitura e escrita, e Roxane Rojo (2011), que aborda multiletramentos e diversidade textual. A metodologia adotada consiste em um estudo bibliográfico, complementado por um estudo de caso qualitativo, possibilitando uma análise aprofundada das práticas de leitura e sua influência na alfabetização. A pesquisa indica que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento linguístico e cognitivo dos alunos, estimulando a compreensão e a ampliação do vocabulário. Práticas pedagógicas diversificadas, como a leitura compartilhada e atividades mediadas pelo professor, promovem maior engajamento e motivação dos estudantes. Além disso, a incorporação da leitura crítica e dos multiletramentos amplia o repertório cultural e textual dos alunos, favorecendo aprendizagens significativas. Contudo, desafios como a falta de recursos e a necessidade de formação docente adequada ainda limitam a aplicação eficaz dessas estratégias, evidenciando a importância da formação continuada dos professores para o sucesso do processo alfabetizador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18715_TB8736_29102025231907.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA MARIA ALVES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA MARIA" "autor_email" => "m.m.nascimentto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }