Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo, intitulado “A leitura como ferramenta para o desenvolvimento da alfabetização no Ensino Fundamental I”, visa analisar o papel da leitura como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I, identificando abordagens teóricas e metodológicas que favoreçam a aprendizagem nos anos iniciais. De que forma a leitura pode contribuir para o desenvolvimento da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Destacam-se como referências teóricas, Paulo Freire (1987), que ressalta a importância da leitura do mundo antes da leitura da palavra; Emília Ferreiro (1986), reconhecida por seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita; Magda Soares (1998; 2004), que contribui para o entendimento das práticas de alfabetização e letramento; além de Angela Kleiman (2013), que discute práticas sociais de leitura e escrita, e Roxane Rojo (2011), que aborda multiletramentos e diversidade textual. A metodologia adotada consiste em um estudo bibliográfico, complementado por um estudo de caso qualitativo, possibilitando uma análise aprofundada das práticas de leitura e sua influência na alfabetização. A pesquisa indica que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento linguístico e cognitivo dos alunos, estimulando a compreensão e a ampliação do vocabulário. Práticas pedagógicas diversificadas, como a leitura compartilhada e atividades mediadas pelo professor, promovem maior engajamento e motivação dos estudantes. Além disso, a incorporação da leitura crítica e dos multiletramentos amplia o repertório cultural e textual dos alunos, favorecendo aprendizagens significativas. Contudo, desafios como a falta de recursos e a necessidade de formação docente adequada ainda limitam a aplicação eficaz dessas estratégias, evidenciando a importância da formação continuada dos professores para o sucesso do processo alfabetizador.

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