COMO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DA INFÂNCIA É TRATADA NAS PESQUISAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127280 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5532 "inscrito_id" => 10113 "titulo" => "COMO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DA INFÂNCIA É TRATADA NAS PESQUISAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "Este estudo discute a diversidade na infância durante o período de escolarização, assim como a formação docente sobre essa questão, sobre as questões étnico-raciais e de gênero. Para tratar dessa problemática, assumiu-se a diversidade na infância a partir do conceito de criança como sujeito social pleno, interativo e criativo, inserido na categoria geracional da infância, uma estrutura social permanente. Também nos preocupamos em analisar se na formação docente inicial se trabalha as questões da diversidade na dimensão infantil, com conceitos teóricos e conhecimentos aplicados. As discussões da Sociologia da Infância (SI) acerca da diversidade na infância e discussões sobre formação docente se embasaram em Qvortrup, Corsaro, Formosinho, Sarmento e Sirota. Como resultado de uma revisão bibliográfica, pudemos constatar o pequeno número de pesquisas sobre o assunto que se baseavam na SI. Prevê-se posteriormente uma investigação de estilo etnográfico, com observação participante e entrevistas, em espaços da educação infantil e do ensino fundamental I da rede escolar pública de Natal–RN. As questões que objetivaram e guiaram a revisão bibliográfica, em periódicos, dissertações e teses, foram: a) Os estudos sobre a diversidade na infância se utilizam das referências da sociologia da infância? b) As pesquisas mostravam se nas interações cotidianas entre pares e com docentes as crianças construíam uma identidade étnico-racial e de gênero de forma coerente e inclusiva? c) Os trabalhos sobre a formação inicial docente incluíam a diversidade em relação às questões étnicas e de gênero? A pesquisa mostrou carências nos estudos da diversidade por incluírem pouco a SI, indicando que é preciso promover uma nova compreensão da socialização infantil e sobre como a formação docente contribui na construção da diversidade na escola. Esta pesquisa buscou contribuir para a discussão da diversidade no mundo social da infância, sob a perspectiva da sociologia da infância e sobre o campo da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10113_TB5532_31102025103023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA HANNA SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "hanna.souza.124@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127280 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5532 "inscrito_id" => 10113 "titulo" => "COMO A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS DA INFÂNCIA É TRATADA NAS PESQUISAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "Este estudo discute a diversidade na infância durante o período de escolarização, assim como a formação docente sobre essa questão, sobre as questões étnico-raciais e de gênero. Para tratar dessa problemática, assumiu-se a diversidade na infância a partir do conceito de criança como sujeito social pleno, interativo e criativo, inserido na categoria geracional da infância, uma estrutura social permanente. Também nos preocupamos em analisar se na formação docente inicial se trabalha as questões da diversidade na dimensão infantil, com conceitos teóricos e conhecimentos aplicados. As discussões da Sociologia da Infância (SI) acerca da diversidade na infância e discussões sobre formação docente se embasaram em Qvortrup, Corsaro, Formosinho, Sarmento e Sirota. Como resultado de uma revisão bibliográfica, pudemos constatar o pequeno número de pesquisas sobre o assunto que se baseavam na SI. Prevê-se posteriormente uma investigação de estilo etnográfico, com observação participante e entrevistas, em espaços da educação infantil e do ensino fundamental I da rede escolar pública de Natal–RN. As questões que objetivaram e guiaram a revisão bibliográfica, em periódicos, dissertações e teses, foram: a) Os estudos sobre a diversidade na infância se utilizam das referências da sociologia da infância? b) As pesquisas mostravam se nas interações cotidianas entre pares e com docentes as crianças construíam uma identidade étnico-racial e de gênero de forma coerente e inclusiva? c) Os trabalhos sobre a formação inicial docente incluíam a diversidade em relação às questões étnicas e de gênero? A pesquisa mostrou carências nos estudos da diversidade por incluírem pouco a SI, indicando que é preciso promover uma nova compreensão da socialização infantil e sobre como a formação docente contribui na construção da diversidade na escola. Esta pesquisa buscou contribuir para a discussão da diversidade no mundo social da infância, sob a perspectiva da sociologia da infância e sobre o campo da formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10113_TB5532_31102025103023.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA HANNA SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "hanna.souza.124@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }