ENTRE O PAPEL E A PRESENÇA: O PERTENCIMENTO RACIAL DECLARADO NA EJA E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5667 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "ENTRE O PAPEL E A PRESENÇA: O PERTENCIMENTO RACIAL DECLARADO NA EJA E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para as “gentes da EJA” (Ferreira, 2024) que estão em condições diferenciadas de incompletude, abandono e exclusão do processo educacional e escolar. Nesse sentido, o perfil caracterizado na modalidade, é constituído por negros (pardos e pretos) e idosos, na maioria das turmas de EJA do interior das cidades cearenses, marcando um caminho de desafios quanto às poucas oportunidades. Nesse sentido, o propósito do texto é discutir o pertencimento étnico-racial das turmas de EJA Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino do interior do Ceará, em contraste com a Lei 10.639/2003 e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula. Nesse sentido, o texto está fundamentado em Ferreira e Araújo (2024), Castel (2013) e Gomes (2024) cujos conceitos nos permitiram analisar o cenário da EJA em cotidianos colonizados. A metodologia usada é do tipo descritivo-interpretativa com base na pesquisa qualitativa cujo interesse se dá na interlocução entre os dados do Censo da Educação Básica, considerando as matrículas autodeclaradas de brancos, pretos e pardos relacionadas às práticas pedagógicas dos professores da EJA. Como resultados pode-se perceber que a educação para as relações étnico-raciais nessa modalidade de ensino ainda desafia docentes e gestores das escolas que, embora recebam estudantes negros, reproduzem práticas colonizadoras e pouco efetivas de uma formação anti-racista e libertadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID595_TB5667_30102025200515.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS SILVA" "autor_email" => "lucas.silva@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127346 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5667 "inscrito_id" => 595 "titulo" => "ENTRE O PAPEL E A PRESENÇA: O PERTENCIMENTO RACIAL DECLARADO NA EJA E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para as “gentes da EJA” (Ferreira, 2024) que estão em condições diferenciadas de incompletude, abandono e exclusão do processo educacional e escolar. Nesse sentido, o perfil caracterizado na modalidade, é constituído por negros (pardos e pretos) e idosos, na maioria das turmas de EJA do interior das cidades cearenses, marcando um caminho de desafios quanto às poucas oportunidades. Nesse sentido, o propósito do texto é discutir o pertencimento étnico-racial das turmas de EJA Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino do interior do Ceará, em contraste com a Lei 10.639/2003 e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula. Nesse sentido, o texto está fundamentado em Ferreira e Araújo (2024), Castel (2013) e Gomes (2024) cujos conceitos nos permitiram analisar o cenário da EJA em cotidianos colonizados. A metodologia usada é do tipo descritivo-interpretativa com base na pesquisa qualitativa cujo interesse se dá na interlocução entre os dados do Censo da Educação Básica, considerando as matrículas autodeclaradas de brancos, pretos e pardos relacionadas às práticas pedagógicas dos professores da EJA. Como resultados pode-se perceber que a educação para as relações étnico-raciais nessa modalidade de ensino ainda desafia docentes e gestores das escolas que, embora recebam estudantes negros, reproduzem práticas colonizadoras e pouco efetivas de uma formação anti-racista e libertadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID595_TB5667_30102025200515.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS SILVA" "autor_email" => "lucas.silva@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }