RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127355 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5681 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "As metodologias de inclusão visam garantir oportunidades educacionais equitativas e a participação plena de alunos com necessidades especiais no processo de aprendizagem. Para atingir esse propósito, é essencial identificar as necessidades individuais de cada aluno, adaptar o currículo e as estratégias de ensino, promover uma comunicação eficaz e cultivar um ambiente de sala de aula acolhedor. Durante o PIBID, buscamos atender às demandas específicas desses alunos, criando materiais didáticos utilizando recursos como papéis de gramatura maior, EVA, fitas, colas e tintas, além de jogos educativos, exemplos práticos e materiais visuais. A experiência destacou a importância de um ambiente acolhedor e de práticas pedagógicas sensíveis às particularidades de cada aluno. No entanto, enfrentamos o desafio da falta de formação específica para lidar com a inclusão, evidenciando a necessidade de maior preparação docente nesse contexto. Conforme apontado por Musis; Carvalho (2010), a inclusão tem sido implementada sem as devidas providências para a capacitação dos professores, que muitas vezes recorrem ao senso comum para lidar com a diversidade em sala de aula. O monitoramento contínuo das estratégias foi essencial, realizando ajustes a partir do feedback da comunidade escolar, do desempenho dos alunos e do retorno de suas famílias. A experiência demonstrou que práticas educacionais adaptativas não beneficiam apenas alunos com necessidades especiais, mas também fortalecem a interação entre todos os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e colaborativo. A vivência no PIBID reforçou a importância de estratégias pedagógicas acessíveis e da criação de um ensino que contemple a diversidade, promovendo equidade e desenvolvimento para todos, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento, independentemente de suas condições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8379_TB5681_30102025202322.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLEYTON NOGUEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEYTON" "autor_email" => "cleyton.nogueira09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127355 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5681 "inscrito_id" => 8379 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "As metodologias de inclusão visam garantir oportunidades educacionais equitativas e a participação plena de alunos com necessidades especiais no processo de aprendizagem. Para atingir esse propósito, é essencial identificar as necessidades individuais de cada aluno, adaptar o currículo e as estratégias de ensino, promover uma comunicação eficaz e cultivar um ambiente de sala de aula acolhedor. Durante o PIBID, buscamos atender às demandas específicas desses alunos, criando materiais didáticos utilizando recursos como papéis de gramatura maior, EVA, fitas, colas e tintas, além de jogos educativos, exemplos práticos e materiais visuais. A experiência destacou a importância de um ambiente acolhedor e de práticas pedagógicas sensíveis às particularidades de cada aluno. No entanto, enfrentamos o desafio da falta de formação específica para lidar com a inclusão, evidenciando a necessidade de maior preparação docente nesse contexto. Conforme apontado por Musis; Carvalho (2010), a inclusão tem sido implementada sem as devidas providências para a capacitação dos professores, que muitas vezes recorrem ao senso comum para lidar com a diversidade em sala de aula. O monitoramento contínuo das estratégias foi essencial, realizando ajustes a partir do feedback da comunidade escolar, do desempenho dos alunos e do retorno de suas famílias. A experiência demonstrou que práticas educacionais adaptativas não beneficiam apenas alunos com necessidades especiais, mas também fortalecem a interação entre todos os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e colaborativo. A vivência no PIBID reforçou a importância de estratégias pedagógicas acessíveis e da criação de um ensino que contemple a diversidade, promovendo equidade e desenvolvimento para todos, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento, independentemente de suas condições." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8379_TB5681_30102025202322.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO CLEYTON NOGUEIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEYTON" "autor_email" => "cleyton.nogueira09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }