Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As metodologias de inclusão visam garantir oportunidades educacionais equitativas e a participação plena de alunos com necessidades especiais no processo de aprendizagem. Para atingir esse propósito, é essencial identificar as necessidades individuais de cada aluno, adaptar o currículo e as estratégias de ensino, promover uma comunicação eficaz e cultivar um ambiente de sala de aula acolhedor. Durante o PIBID, buscamos atender às demandas específicas desses alunos, criando materiais didáticos utilizando recursos como papéis de gramatura maior, EVA, fitas, colas e tintas, além de jogos educativos, exemplos práticos e materiais visuais. A experiência destacou a importância de um ambiente acolhedor e de práticas pedagógicas sensíveis às particularidades de cada aluno. No entanto, enfrentamos o desafio da falta de formação específica para lidar com a inclusão, evidenciando a necessidade de maior preparação docente nesse contexto. Conforme apontado por Musis; Carvalho (2010), a inclusão tem sido implementada sem as devidas providências para a capacitação dos professores, que muitas vezes recorrem ao senso comum para lidar com a diversidade em sala de aula. O monitoramento contínuo das estratégias foi essencial, realizando ajustes a partir do feedback da comunidade escolar, do desempenho dos alunos e do retorno de suas famílias. A experiência demonstrou que práticas educacionais adaptativas não beneficiam apenas alunos com necessidades especiais, mas também fortalecem a interação entre todos os estudantes, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e colaborativo. A vivência no PIBID reforçou a importância de estratégias pedagógicas acessíveis e da criação de um ensino que contemple a diversidade, promovendo equidade e desenvolvimento para todos, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento, independentemente de suas condições.

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