Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação é um direito garantido pela Constituição Federal do Brasil (1988) para todos, assim, inclui todos os sujeitos aprendizes, com ou sem deficiência. Os estudantes público-alvo da Educação Especial são pessoas com deficiência, pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista e com altas habilidades/superdotação, que passam por contextos de exclusão, segregação e integração, vivem e lutam pela inclusão na sociedade, desde o contexto social até o contexto escolar. Pensar para e na educação inclusiva, é entender que o exercício do direito não se limita à oferta de matrículas, é preciso garantir acesso e permanência com qualidade, em todos os níveis, etapas e modalidades da educação. Em 1996, é promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, a qual estabelece os princípios e fins da educação na perspectiva da educação inclusiva. Dentro das etapas e modalidades da educação, existe a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que prepara os estudantes para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, podendo ser ofertada no Ensino Médio e Superior. O presente estudo buscou refletir sobre os desafios e avanços no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial, no contexto da educação inclusiva, dentro de um Instituto Federal que oferta o Ensino Médio Técnico Profissionalizante. As discussões permitiram refletir sobre algumas práticas inclusivas que perpassam pela formação continuada dos docentes, capacitismo, acessibilidade atitudinal, metodológica e parceria com as famílias. Dentre os principais autores que contribuíram para as discussões levantadas dentro deste trabalho, recorreu-se a Mantoan (2015), Paulo Freire (2013), Pimentel (2012), Sassaki (2009) dentre outros. As reflexões apresentadas apontam alguns avanços no desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas nos espaços escolares, mas indicam muitos desafios a serem ultrapassados para conseguir alcançar uma educação igualitária e justa para todos discentes.

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