GÊNERO, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: O PROTAGONISMO FEMININO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5845 "inscrito_id" => 13749 "titulo" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: O PROTAGONISMO FEMININO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal ofertar uma rede de apoio, empreendedorismo, pesquisa e cultura, proporcionando formação complementar para o(a)s aluno(a)s, visando a equidade de gênero e a qualificação profissional. E, especificamente, fortalecer os estudos sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e as relações de gênero; bem como disponibilizar oficinas multidisciplinares, rodas de conversas e palestras formativas. Têm-se como pergunta-problema: como o protagonismo estudantil pode ser utilizado como ferramenta que influencia a equidade de gênero dentro e fora do ambiente escolar? Para atingir os objetivos propostos utilizou-se como materiais e métodos as pesquisas em fontes secundárias, bem como a oferta de encontros com mulheres especialistas em diversas aréas do conhecimento, a saber: estética e cuidados pessoais, psicóloga, administradora, socióloga, economista e artista visual, para capacitar e fortalecer o desenvolvimento profissional do(a)s aluno(a)s dos 2º anos noturno, da Educação Profissional e Técnica, da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (GAB), localizada do município de Juazeiro do Norte, Ceará. Como resultados, há um acervo de registros dos encontros e a produção de um minidocumentário composto de entrevistas com mulheres empreendedoras da região. Por fim, com essa prática docente, pode-se concluir que nosso(a)s aluno(a)s precisam vivenciar e exercitar os diversos componentes curriculares, através de ações pedagógicas que lhes possibilitem também uma formação complementar para impulsioná-lo(a)s na inserção ao mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13749_TB5845_21102025220803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENE ANDRESSA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELIENE ANDRESSA" "autor_email" => "eliene.andressa@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127429 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5845 "inscrito_id" => 13749 "titulo" => "GÊNERO, EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: O PROTAGONISMO FEMININO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo principal ofertar uma rede de apoio, empreendedorismo, pesquisa e cultura, proporcionando formação complementar para o(a)s aluno(a)s, visando a equidade de gênero e a qualificação profissional. E, especificamente, fortalecer os estudos sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e as relações de gênero; bem como disponibilizar oficinas multidisciplinares, rodas de conversas e palestras formativas. Têm-se como pergunta-problema: como o protagonismo estudantil pode ser utilizado como ferramenta que influencia a equidade de gênero dentro e fora do ambiente escolar? Para atingir os objetivos propostos utilizou-se como materiais e métodos as pesquisas em fontes secundárias, bem como a oferta de encontros com mulheres especialistas em diversas aréas do conhecimento, a saber: estética e cuidados pessoais, psicóloga, administradora, socióloga, economista e artista visual, para capacitar e fortalecer o desenvolvimento profissional do(a)s aluno(a)s dos 2º anos noturno, da Educação Profissional e Técnica, da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (GAB), localizada do município de Juazeiro do Norte, Ceará. Como resultados, há um acervo de registros dos encontros e a produção de um minidocumentário composto de entrevistas com mulheres empreendedoras da região. Por fim, com essa prática docente, pode-se concluir que nosso(a)s aluno(a)s precisam vivenciar e exercitar os diversos componentes curriculares, através de ações pedagógicas que lhes possibilitem também uma formação complementar para impulsioná-lo(a)s na inserção ao mercado de trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13749_TB5845_21102025220803.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIENE ANDRESSA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ELIENE ANDRESSA" "autor_email" => "eliene.andressa@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }