LEITURA LITERÁRIA, ESCRITA E CORPOREIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
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De maneira dialógica, pró-ativa e criativa, através de uma metodologia biocêntrica, busca-se contribuir para o aperfeiçoamento da organização do trabalho docente e do vínculo entre universidade e escola. A docência pressupõe uma complexidade de ações e articulações teórico-metodológicas específicas dessa área de conhecimento. A literatura negro-brasileira, base de sustentação deste projeto, prevê tratamento didático de elementos culturais afrodiaspóricos corporificados, prevê a ruptura da lógica de vigilância e docilização dos corpos infantis, prevê vivências de corporeidade e autorreconhecimento do próprio valor, atenção aos contornos da sujetividade coletiva negra; requer a compreensão de distinções entre os paradigmas crítico-literários brancocentrados e negrocentrados. Além disso, o projeto prevê ensinar aos licenciandos como elaborar sequências didáticas que envolvam sistemática e coerentemente leituras literárias, escritas e corpos que brincam, dançam, escrevem, vivem, biocentrando-se. Compreendendo a relação intrínseca entre o movimento humano, o corpo, a corporeidade, as culturas infantis e os processos cognitivos, nestes tempos pós-pandêmicos adoecidos física e psicologicamente, devido também aos excessos de uso de tela e às manipulações algorítmicas no ciberespaço, a arte literária antirracista, articulada ao fortalecimento da educação estética na escola, insurge como uma estratégia de inclusão social, de reconhecimento e fortalecimento das intersubjetividades afrodiaspóricas. São referências teóricas do Projeto: Toro (2005), Vigotsi (2024), Cuti (2010), Gomes (2017), Gonsalves (2015)." 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