Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE PETROLINA-PE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A oferta de Escola em Tempo Integral vai além da promoção de jornada ampliada no espaço escolar, conta também de maneira indissociável com a formação integral dos educandos. O reconhecimento do indispensável papel da educação nessa formação é permeado pelos desafios, seja na perspectiva de currículo, como também na organização de tempo e espaço, de maneira a atender o estudante na sua multidimensionalidade. As escolas em tempo integral surgem na busca do atendimento a essa demanda atual, tanto em caráter social, pelo tempo ofertado no espaço escolar, como pelo viés pedagógico. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar como as escolas em tempo integral da Rede Municipal de Petrolina-PE contribuem para a formação integral dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, através da análise de estudos apontados nas plataformas Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados encontrados destacam que as escolas em tempo integral assumem papel crucial frente à formação integral dos estudantes e visam uma educação que atenda à multidimensionalidade humana, com o atendimento a uma demanda social. Tal fato está relacionado com a proposta curricular que conta com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que alcançam os educandos na amplitude da condição humana, o que reforça a importância das políticas públicas no apoio à ampliação dessas escolas e da réplica do modelo de currículo e de práticas pedagógicas que se estenda à educação pública de maneira geral.

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