A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE PETROLINA-PE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5976 "inscrito_id" => 12173 "titulo" => "A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE PETROLINA-PE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A oferta de Escola em Tempo Integral vai além da promoção de jornada ampliada no espaço escolar, conta também de maneira indissociável com a formação integral dos educandos. O reconhecimento do indispensável papel da educação nessa formação é permeado pelos desafios, seja na perspectiva de currículo, como também na organização de tempo e espaço, de maneira a atender o estudante na sua multidimensionalidade. As escolas em tempo integral surgem na busca do atendimento a essa demanda atual, tanto em caráter social, pelo tempo ofertado no espaço escolar, como pelo viés pedagógico. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar como as escolas em tempo integral da Rede Municipal de Petrolina-PE contribuem para a formação integral dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, através da análise de estudos apontados nas plataformas Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados encontrados destacam que as escolas em tempo integral assumem papel crucial frente à formação integral dos estudantes e visam uma educação que atenda à multidimensionalidade humana, com o atendimento a uma demanda social. Tal fato está relacionado com a proposta curricular que conta com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que alcançam os educandos na amplitude da condição humana, o que reforça a importância das políticas públicas no apoio à ampliação dessas escolas e da réplica do modelo de currículo e de práticas pedagógicas que se estenda à educação pública de maneira geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12173_TB5976_30102025205252.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO" "autor_nome_curto" => "GÉSSICA" "autor_email" => "gessica.macedo2018@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127478 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5976 "inscrito_id" => 12173 "titulo" => "A PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE PETROLINA-PE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES" "resumo" => "A oferta de Escola em Tempo Integral vai além da promoção de jornada ampliada no espaço escolar, conta também de maneira indissociável com a formação integral dos educandos. O reconhecimento do indispensável papel da educação nessa formação é permeado pelos desafios, seja na perspectiva de currículo, como também na organização de tempo e espaço, de maneira a atender o estudante na sua multidimensionalidade. As escolas em tempo integral surgem na busca do atendimento a essa demanda atual, tanto em caráter social, pelo tempo ofertado no espaço escolar, como pelo viés pedagógico. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar como as escolas em tempo integral da Rede Municipal de Petrolina-PE contribuem para a formação integral dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica, através da análise de estudos apontados nas plataformas Scielo e Periódicos CAPES. Os resultados encontrados destacam que as escolas em tempo integral assumem papel crucial frente à formação integral dos estudantes e visam uma educação que atenda à multidimensionalidade humana, com o atendimento a uma demanda social. Tal fato está relacionado com a proposta curricular que conta com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que alcançam os educandos na amplitude da condição humana, o que reforça a importância das políticas públicas no apoio à ampliação dessas escolas e da réplica do modelo de currículo e de práticas pedagógicas que se estenda à educação pública de maneira geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12173_TB5976_30102025205252.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GÉSSICA DE SOUSA MACEDO" "autor_nome_curto" => "GÉSSICA" "autor_email" => "gessica.macedo2018@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }