AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128409 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8343 "inscrito_id" => 17111 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "RESUMO As políticas educacionais inclusivas no contexto brasileiro contemplam estudantes com altas habilidades/superdotação, todavia o processo avaliativo para acessar o Atendimento Educacional Especializado, ainda enfrentam desafios significativos. Este estudo apresenta a análise do processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com Altas Habilidades e superdotação, com frequência regular na escola comum para ingresso no Atendimento Educacional Especializado. Propõe identificar as estratégias utilizadas por professores durante as etapas da avaliação inicial e descrever os instrumentos utilizados pelos profissionais da educação com experiência no AEE. Como referencial teórico-metodológico, optamos pela Teoria Histórico-Cultural, principalmente os estudos de VYGOTSKY 1984, 1995, 2001, ESTEBAN, 2001,RENZULLI, 2011, LUCKESI, 2003, e outros autores. O estudo contou com uma abordagem de natureza qualitativa, descritiva, com estudo do caso de um estudante cadastrado em um Centro de Apoio Pedagógico Especializado do estado da Bahia. Os principais resultados apontam a ausência de instrumentos avaliativos sistemáticos para subsidiar a avaliação inicial e identificar necessidades e potencialidades educacionais conforme as áreas do conhecimento relacionadas ao ano de escolarização destes sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17111_TB8343_23102025002432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDENISE ESTRELADO SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIDENISE" "autor_email" => "sidenise.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128409 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8343 "inscrito_id" => 17111 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "RESUMO As políticas educacionais inclusivas no contexto brasileiro contemplam estudantes com altas habilidades/superdotação, todavia o processo avaliativo para acessar o Atendimento Educacional Especializado, ainda enfrentam desafios significativos. Este estudo apresenta a análise do processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com Altas Habilidades e superdotação, com frequência regular na escola comum para ingresso no Atendimento Educacional Especializado. Propõe identificar as estratégias utilizadas por professores durante as etapas da avaliação inicial e descrever os instrumentos utilizados pelos profissionais da educação com experiência no AEE. Como referencial teórico-metodológico, optamos pela Teoria Histórico-Cultural, principalmente os estudos de VYGOTSKY 1984, 1995, 2001, ESTEBAN, 2001,RENZULLI, 2011, LUCKESI, 2003, e outros autores. O estudo contou com uma abordagem de natureza qualitativa, descritiva, com estudo do caso de um estudante cadastrado em um Centro de Apoio Pedagógico Especializado do estado da Bahia. Os principais resultados apontam a ausência de instrumentos avaliativos sistemáticos para subsidiar a avaliação inicial e identificar necessidades e potencialidades educacionais conforme as áreas do conhecimento relacionadas ao ano de escolarização destes sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17111_TB8343_23102025002432.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDENISE ESTRELADO SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIDENISE" "autor_email" => "sidenise.educacao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }