INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “EXPO HUMANAS” COMO ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7482 "inscrito_id" => 16390 "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “EXPO HUMANAS” COMO ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as potencialidades da iniciação científica na aprendizagem escolar, evidenciando possibilidades e desafios através da realização do projeto “Expo Humanas” em uma escola de ensino médio-técnico no estado do Ceará. Parte-se da ideia de que pensar a educação na contemporaneidade exige uma percepção ampla, diante das variadas formas de encaminhamento da produção do conhecimento. Na escola, como estrutura formal de educação, a realidade é explicada tendo por base o conhecimento científico de cada componente curricular. Assim, fugindo ao tradicional, a iniciação científica pode e deve ser estimulada no contexto da educação básica, tanto pelo conhecimento científico que embasa o ensino, como pela formação docente que segue os mesmos princípios. Os professores são, assim, intelectuais cientificamente formados. Disto, considera-se como problemática definir quais estratégias podem ser utilizadas para mobilizar o conhecimento científico dos alunos e estimular a investigação da realidade que vivenciam. O percurso metodológico teve como premissa uma abordagem colaborativa, utilizando pesquisa bibliográfica para amparo conceitual da proposta de elaboração do projeto de iniciação científica, com destaque para os estudos de Demo (1995), Franco (2005), Libâneo (2004) e Lima (2020), entre outros. Também utilizou-se de pesquisa documental, considerando normativas curriculares como a BNCC e o DCRC. O passo seguinte consistiu na realização do projeto intitulado “Expo Humanas”, onde as turmas da escola foram divididas de acordo com temas estruturados em dois eixos de investigação: questões etnico-raciais e equidade de gênero. Cada turma ficou responsável por desenvolver subtemas com as atividades específicas: produção de trabalho científico na modalidade resumo expandido e exposição em banner; apresentação dos resultados das pesquisas no formato de sala temática. Os resultados foram significativamente satisfatórios, com engajamento coletivo, estímulo ao protagonismo estudantil e desenvolvimento da aprendizagem, evidenciada nas múltiplas expressões que articulam o conhecimento dos componentes das ciências humanas na análise integrada da realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16390_TB7482_23102025181020.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "silvasantos.fco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128090 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7482 "inscrito_id" => 16390 "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO “EXPO HUMANAS” COMO ESTRATÉGIA DE MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as potencialidades da iniciação científica na aprendizagem escolar, evidenciando possibilidades e desafios através da realização do projeto “Expo Humanas” em uma escola de ensino médio-técnico no estado do Ceará. Parte-se da ideia de que pensar a educação na contemporaneidade exige uma percepção ampla, diante das variadas formas de encaminhamento da produção do conhecimento. Na escola, como estrutura formal de educação, a realidade é explicada tendo por base o conhecimento científico de cada componente curricular. Assim, fugindo ao tradicional, a iniciação científica pode e deve ser estimulada no contexto da educação básica, tanto pelo conhecimento científico que embasa o ensino, como pela formação docente que segue os mesmos princípios. Os professores são, assim, intelectuais cientificamente formados. Disto, considera-se como problemática definir quais estratégias podem ser utilizadas para mobilizar o conhecimento científico dos alunos e estimular a investigação da realidade que vivenciam. O percurso metodológico teve como premissa uma abordagem colaborativa, utilizando pesquisa bibliográfica para amparo conceitual da proposta de elaboração do projeto de iniciação científica, com destaque para os estudos de Demo (1995), Franco (2005), Libâneo (2004) e Lima (2020), entre outros. Também utilizou-se de pesquisa documental, considerando normativas curriculares como a BNCC e o DCRC. O passo seguinte consistiu na realização do projeto intitulado “Expo Humanas”, onde as turmas da escola foram divididas de acordo com temas estruturados em dois eixos de investigação: questões etnico-raciais e equidade de gênero. Cada turma ficou responsável por desenvolver subtemas com as atividades específicas: produção de trabalho científico na modalidade resumo expandido e exposição em banner; apresentação dos resultados das pesquisas no formato de sala temática. Os resultados foram significativamente satisfatórios, com engajamento coletivo, estímulo ao protagonismo estudantil e desenvolvimento da aprendizagem, evidenciada nas múltiplas expressões que articulam o conhecimento dos componentes das ciências humanas na análise integrada da realidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16390_TB7482_23102025181020.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "silvasantos.fco@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }