MINECRAFT E AUTCRAFT: O JOGO DIGITAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127488 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "MINECRAFT E AUTCRAFT: O JOGO DIGITAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar o uso dos jogos digitais Minecraft e Autcraft como uma abordagem pedagógica eficaz para crianças com transtorno do Espectro Autista(TEA). Com o crescente uso de tecnologias na educação, especialmente em contextos terapêuticos, esses jogos se destacam como ferramentas de inclusão e desenvolvimento cognitivo e social. A pesquisa baseia-se em uma revisão de literatura sobre o impacto de jogos digitais na educação inclusiva e no desenvolvimento de crianças com TEA, com ênfase nas abordagens pedagógicas que utilizam jogos como ferramenta de aprendizagem. O referencial teórico é sustentado por autores como Gee (2003), que discute o potencial dos jogos digitais na aprendizagem, e Grandin (2006) que aborda as necessidades educacionais de crianças no espectro autista. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica de estudos que investigam o uso desses jogos em ambientes educacionais e terapêuticos. Como principais resultados, observa-se que tanto Minecraft e Autcraft favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e de resolução de problemas, além de promoverem a comunicação e a expressão emocional em crianças com TEA. A pesquisa sugere que o uso de jogos digitais pode ser uma estratégia significativa na promoção de inclusão educacional e no suporte ao desenvolvimento de crianças com necessidades específicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3827_TB5992_10112025235140.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTHINY DA SILVA OTONI" "autor_nome_curto" => "DÉBORA OTONI" "autor_email" => "deboraotoni25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127488 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5992 "inscrito_id" => 3827 "titulo" => "MINECRAFT E AUTCRAFT: O JOGO DIGITAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar o uso dos jogos digitais Minecraft e Autcraft como uma abordagem pedagógica eficaz para crianças com transtorno do Espectro Autista(TEA). Com o crescente uso de tecnologias na educação, especialmente em contextos terapêuticos, esses jogos se destacam como ferramentas de inclusão e desenvolvimento cognitivo e social. A pesquisa baseia-se em uma revisão de literatura sobre o impacto de jogos digitais na educação inclusiva e no desenvolvimento de crianças com TEA, com ênfase nas abordagens pedagógicas que utilizam jogos como ferramenta de aprendizagem. O referencial teórico é sustentado por autores como Gee (2003), que discute o potencial dos jogos digitais na aprendizagem, e Grandin (2006) que aborda as necessidades educacionais de crianças no espectro autista. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica de estudos que investigam o uso desses jogos em ambientes educacionais e terapêuticos. Como principais resultados, observa-se que tanto Minecraft e Autcraft favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e de resolução de problemas, além de promoverem a comunicação e a expressão emocional em crianças com TEA. A pesquisa sugere que o uso de jogos digitais pode ser uma estratégia significativa na promoção de inclusão educacional e no suporte ao desenvolvimento de crianças com necessidades específicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3827_TB5992_10112025235140.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA CRISTHINY DA SILVA OTONI" "autor_nome_curto" => "DÉBORA OTONI" "autor_email" => "deboraotoni25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }