A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4547 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A docência no Brasil enfrenta um processo de desvalorização, evidenciado por baixos salários, falta de reconhecimento social e desafios estruturais no ambiente escolar. Nesse contexto, o investimento em políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada dos professores é uma estratégia fundamental para superar essas adversidades. Essas iniciativas promovem práticas pedagógicas inovadoras que despertam o interesse dos estudantes e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas por graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal do Nordeste brasileiro durante a monitoria na disciplina Prática como Componente Curricular – Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia. O foco está na produção e utilização de materiais didáticos, como jogos e modelos pedagógicos, que funcionam como recursos facilitadores do ensino e da aprendizagem, com ênfase no ensino de Biologia. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e classificada como um Relato de Experiência (RE). Durante o período de monitoria acadêmica, que compreendeu o segundo semestre de 2024 e o início do primeiro semestre de 2025, foram realizadas atividades de mediação pelos monitores, com o objetivo de planejar uma feira acadêmica e elaborar materiais didáticos, como modelos e jogos pedagógicos, posteriormente expostos pelos estudantes das disciplinas participantes. Os resultados obtidos indicam que a confecção e utilização desses materiais possibilitaram aos estudantes uma compreensão ampliada sobre as diversas abordagens possíveis para o ensino de Biologia em sala de aula. Além disso, a experiência os levou a refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, incentivando-os a explorar novos métodos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID36_TB4547_30102025231654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rd8192315@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126810 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4547 "inscrito_id" => 36 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A docência no Brasil enfrenta um processo de desvalorização, evidenciado por baixos salários, falta de reconhecimento social e desafios estruturais no ambiente escolar. Nesse contexto, o investimento em políticas públicas voltadas para a formação inicial e continuada dos professores é uma estratégia fundamental para superar essas adversidades. Essas iniciativas promovem práticas pedagógicas inovadoras que despertam o interesse dos estudantes e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Este trabalho tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas por graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade federal do Nordeste brasileiro durante a monitoria na disciplina Prática como Componente Curricular – Fundamentos da Docência em Ciências e Biologia. O foco está na produção e utilização de materiais didáticos, como jogos e modelos pedagógicos, que funcionam como recursos facilitadores do ensino e da aprendizagem, com ênfase no ensino de Biologia. Dessa forma, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e classificada como um Relato de Experiência (RE). Durante o período de monitoria acadêmica, que compreendeu o segundo semestre de 2024 e o início do primeiro semestre de 2025, foram realizadas atividades de mediação pelos monitores, com o objetivo de planejar uma feira acadêmica e elaborar materiais didáticos, como modelos e jogos pedagógicos, posteriormente expostos pelos estudantes das disciplinas participantes. Os resultados obtidos indicam que a confecção e utilização desses materiais possibilitaram aos estudantes uma compreensão ampliada sobre as diversas abordagens possíveis para o ensino de Biologia em sala de aula. Além disso, a experiência os levou a refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem, incentivando-os a explorar novos métodos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID36_TB4547_30102025231654.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rd8192315@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }