O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127518 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6046 "inscrito_id" => 14798 "titulo" => "O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar a concepção de estudantes do Ensino Médio sobre termoquímica a partir da aplicação de uma Situação-Problema(SP) sobre o tema. A situação-problema intitulada “A Pipoca Queimada” surgiu de uma vivência cotidiana dos estudantes ao utilizarem o micro- ondas da escola e perceberem que parte da pipoca estava queimada e outra crua. A partir disso, a metodologia aplicada envolveu a elaboração de quatro perguntas norteadoras, que exigiram dos alunos a aplicação de conceitos científicos como transferência de calor, reações endotérmicas e exotérmicas e variação de entalpia. Assim, a aplicação dessa intervenção em sala se deu através de uma Sequência Didática a partir da SP e conduzidas por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos do 2° ano do Ensino Médio. As atividades realizadas foram desenvolvidas coletivamente, estimulando a construção do conhecimento e a conexão entre a teoria e o cotidiano. A análise das respostas, inicialmente, revelou algumas dificuldades conceituais, principalmente na diferenciação de reações endotérmicas e exotérmicas. Entretanto, com o avanço das discussões, os alunos demonstraram progressos significativos na compreensão de fenômenos termoquímicos baseados nos fatores que influenciam a distribuição de calor no micro-ondas, conseguindo propor soluções práticas para evitar o problema proposto sobre a pipoca. Nesse sentido, destacaram-se positivamente os grupos que conseguiram articular de forma coerente os conceitos científicos com seu cotidiano, evidenciando a eficácia da metodologia. Enquanto outros grupos apresentaram respostas superficiais ou confusas, indicando a necessidade de melhoria nas intervenções e maior tempo para consolidação dos conteúdos. Portanto, o uso de situações-problema como estratégia didática favorece a aprendizagem significativa e contextualizada, além de despertar o interesse dos alunos e promover a construção de conhecimentos científicos relevantes para a vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14798_TB6046_26102025185546.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE FLORENTINO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "nariane282@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127518 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6046 "inscrito_id" => 14798 "titulo" => "O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar a concepção de estudantes do Ensino Médio sobre termoquímica a partir da aplicação de uma Situação-Problema(SP) sobre o tema. A situação-problema intitulada “A Pipoca Queimada” surgiu de uma vivência cotidiana dos estudantes ao utilizarem o micro- ondas da escola e perceberem que parte da pipoca estava queimada e outra crua. A partir disso, a metodologia aplicada envolveu a elaboração de quatro perguntas norteadoras, que exigiram dos alunos a aplicação de conceitos científicos como transferência de calor, reações endotérmicas e exotérmicas e variação de entalpia. Assim, a aplicação dessa intervenção em sala se deu através de uma Sequência Didática a partir da SP e conduzidas por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos do 2° ano do Ensino Médio. As atividades realizadas foram desenvolvidas coletivamente, estimulando a construção do conhecimento e a conexão entre a teoria e o cotidiano. A análise das respostas, inicialmente, revelou algumas dificuldades conceituais, principalmente na diferenciação de reações endotérmicas e exotérmicas. Entretanto, com o avanço das discussões, os alunos demonstraram progressos significativos na compreensão de fenômenos termoquímicos baseados nos fatores que influenciam a distribuição de calor no micro-ondas, conseguindo propor soluções práticas para evitar o problema proposto sobre a pipoca. Nesse sentido, destacaram-se positivamente os grupos que conseguiram articular de forma coerente os conceitos científicos com seu cotidiano, evidenciando a eficácia da metodologia. Enquanto outros grupos apresentaram respostas superficiais ou confusas, indicando a necessidade de melhoria nas intervenções e maior tempo para consolidação dos conteúdos. Portanto, o uso de situações-problema como estratégia didática favorece a aprendizagem significativa e contextualizada, além de despertar o interesse dos alunos e promover a construção de conhecimentos científicos relevantes para a vida cotidiana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14798_TB6046_26102025185546.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANE FLORENTINO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ARIANE" "autor_email" => "nariane282@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }