Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127518
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6046
    "inscrito_id" => 14798
    "titulo" => "O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO"
    "resumo" => "Este estudo objetiva analisar a concepção de estudantes do Ensino Médio sobre termoquímica a partir da aplicação de uma Situação-Problema(SP) sobre o tema. A situação-problema intitulada “A Pipoca Queimada” surgiu de uma vivência cotidiana dos estudantes ao utilizarem o micro- ondas da escola e perceberem que parte da pipoca estava queimada e outra crua. A partir disso, a metodologia aplicada envolveu a elaboração de quatro perguntas norteadoras, que exigiram dos alunos a aplicação de conceitos científicos como transferência de calor, reações endotérmicas e exotérmicas e variação de entalpia. Assim, a aplicação dessa intervenção em sala se deu através de uma Sequência Didática a partir da SP e conduzidas por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos do 2° ano do Ensino Médio. As atividades realizadas foram desenvolvidas coletivamente, estimulando a construção do conhecimento e a conexão entre a teoria e o cotidiano. A análise das respostas, inicialmente, revelou algumas dificuldades conceituais, principalmente na diferenciação de reações endotérmicas e exotérmicas. Entretanto, com o avanço das discussões, os alunos demonstraram progressos significativos na compreensão de fenômenos termoquímicos baseados nos fatores que influenciam a distribuição de calor no micro-ondas, conseguindo propor soluções práticas para evitar o problema proposto sobre a pipoca. Nesse sentido, destacaram-se positivamente os grupos que conseguiram articular de forma coerente os conceitos científicos com seu cotidiano, evidenciando a eficácia da metodologia. Enquanto outros grupos apresentaram respostas superficiais ou confusas, indicando a necessidade de melhoria nas intervenções e maior tempo para consolidação dos conteúdos. Portanto, o uso de situações-problema como estratégia didática favorece a aprendizagem significativa e contextualizada, além de despertar o interesse dos alunos e promover a construção de conhecimentos científicos relevantes para a vida cotidiana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14798_TB6046_26102025185546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE FLORENTINO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "nariane282@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127518
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6046
    "inscrito_id" => 14798
    "titulo" => "O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE TERMOQUÍMICA? UMA ANÁLISE DE CONCEPÇÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DO COTIDIANO"
    "resumo" => "Este estudo objetiva analisar a concepção de estudantes do Ensino Médio sobre termoquímica a partir da aplicação de uma Situação-Problema(SP) sobre o tema. A situação-problema intitulada “A Pipoca Queimada” surgiu de uma vivência cotidiana dos estudantes ao utilizarem o micro- ondas da escola e perceberem que parte da pipoca estava queimada e outra crua. A partir disso, a metodologia aplicada envolveu a elaboração de quatro perguntas norteadoras, que exigiram dos alunos a aplicação de conceitos científicos como transferência de calor, reações endotérmicas e exotérmicas e variação de entalpia. Assim, a aplicação dessa intervenção em sala se deu através de uma Sequência Didática a partir da SP e conduzidas por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos do 2° ano do Ensino Médio. As atividades realizadas foram desenvolvidas coletivamente, estimulando a construção do conhecimento e a conexão entre a teoria e o cotidiano. A análise das respostas, inicialmente, revelou algumas dificuldades conceituais, principalmente na diferenciação de reações endotérmicas e exotérmicas. Entretanto, com o avanço das discussões, os alunos demonstraram progressos significativos na compreensão de fenômenos termoquímicos baseados nos fatores que influenciam a distribuição de calor no micro-ondas, conseguindo propor soluções práticas para evitar o problema proposto sobre a pipoca. Nesse sentido, destacaram-se positivamente os grupos que conseguiram articular de forma coerente os conceitos científicos com seu cotidiano, evidenciando a eficácia da metodologia. Enquanto outros grupos apresentaram respostas superficiais ou confusas, indicando a necessidade de melhoria nas intervenções e maior tempo para consolidação dos conteúdos. Portanto, o uso de situações-problema como estratégia didática favorece a aprendizagem significativa e contextualizada, além de despertar o interesse dos alunos e promover a construção de conhecimentos científicos relevantes para a vida cotidiana."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14798_TB6046_26102025185546.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE FLORENTINO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "nariane282@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo objetiva analisar a concepção de estudantes do Ensino Médio sobre termoquímica a partir da aplicação de uma Situação-Problema(SP) sobre o tema. A situação-problema intitulada “A Pipoca Queimada” surgiu de uma vivência cotidiana dos estudantes ao utilizarem o micro- ondas da escola e perceberem que parte da pipoca estava queimada e outra crua. A partir disso, a metodologia aplicada envolveu a elaboração de quatro perguntas norteadoras, que exigiram dos alunos a aplicação de conceitos científicos como transferência de calor, reações endotérmicas e exotérmicas e variação de entalpia. Assim, a aplicação dessa intervenção em sala se deu através de uma Sequência Didática a partir da SP e conduzidas por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para alunos do 2° ano do Ensino Médio. As atividades realizadas foram desenvolvidas coletivamente, estimulando a construção do conhecimento e a conexão entre a teoria e o cotidiano. A análise das respostas, inicialmente, revelou algumas dificuldades conceituais, principalmente na diferenciação de reações endotérmicas e exotérmicas. Entretanto, com o avanço das discussões, os alunos demonstraram progressos significativos na compreensão de fenômenos termoquímicos baseados nos fatores que influenciam a distribuição de calor no micro-ondas, conseguindo propor soluções práticas para evitar o problema proposto sobre a pipoca. Nesse sentido, destacaram-se positivamente os grupos que conseguiram articular de forma coerente os conceitos científicos com seu cotidiano, evidenciando a eficácia da metodologia. Enquanto outros grupos apresentaram respostas superficiais ou confusas, indicando a necessidade de melhoria nas intervenções e maior tempo para consolidação dos conteúdos. Portanto, o uso de situações-problema como estratégia didática favorece a aprendizagem significativa e contextualizada, além de despertar o interesse dos alunos e promover a construção de conhecimentos científicos relevantes para a vida cotidiana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.