Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ROTINA PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127539
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6104
    "inscrito_id" => 14245
    "titulo" => "A ROTINA PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões sobre a rotina pedagógica na Educação Infantil, com ênfase nas práticas inclusivas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Fundamentado em autores como Vygotsky (1998), Barbosa (2006), Soares (2003), estudo busca responder: como a rotina pedagógica favorece a aquisição da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, sob uma perspectiva inclusiva? Objetiva-se analisar de que modo as atividades diárias estruturadas na rotina escolar contribuem para esse processo, especialmente para crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), considerando as práticas pedagógicas de um Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao PIBID da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos Índios (AL). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que incluiu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e a realização de dez observações da rotina pedagógica entre 26 de fevereiro de 2024 e 2 de abril de 2025. Os resultados evidenciam que a organização da rotina pedagógica, é intrinsecamente relevante para o desenvolvimento social e a preparação das crianças para etapas educacionais futuras. A criação de rotinas estruturadas, ao oferecer previsibilidade e organização temporal, demonstrou potencial para estimular a autonomia, a segurança emocional e a capacidade de antecipação, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral na primeira infância. Para crianças com necessidades específicas, a estruturação da rotina mostrou-se fundamental na preparação cognitiva e emocional para atividades subsequentes. Além disso, observou-se que a consistência nas atividades cotidianas favorece a internalização de normas sociais e a construção de repertórios linguísticos, reforçando a interação entre pares e a mediação docente. Contudo, identificaram-se desafios na adaptação das práticas pedagógicas às demandas inclusivas, além da necessidade de explicitar, no PPP da instituição as concepções teórico-metodológicas que orientam suas ações, reforçando o alinhamento entre planejamento e execução de estratégias inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14245_TB6104_30102025231025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELIN DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVELIN SANTOS"
    "autor_email" => "evelin.santos.2023@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127539
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6104
    "inscrito_id" => 14245
    "titulo" => "A ROTINA PEDAGÓGICA E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA VIVÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este artigo apresenta reflexões sobre a rotina pedagógica na Educação Infantil, com ênfase nas práticas inclusivas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Fundamentado em autores como Vygotsky (1998), Barbosa (2006), Soares (2003), estudo busca responder: como a rotina pedagógica favorece a aquisição da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, sob uma perspectiva inclusiva? Objetiva-se analisar de que modo as atividades diárias estruturadas na rotina escolar contribuem para esse processo, especialmente para crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), considerando as práticas pedagógicas de um Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao PIBID da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos Índios (AL). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que incluiu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e a realização de dez observações da rotina pedagógica entre 26 de fevereiro de 2024 e 2 de abril de 2025. Os resultados evidenciam que a organização da rotina pedagógica, é intrinsecamente relevante para o desenvolvimento social e a preparação das crianças para etapas educacionais futuras. A criação de rotinas estruturadas, ao oferecer previsibilidade e organização temporal, demonstrou potencial para estimular a autonomia, a segurança emocional e a capacidade de antecipação, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral na primeira infância. Para crianças com necessidades específicas, a estruturação da rotina mostrou-se fundamental na preparação cognitiva e emocional para atividades subsequentes. Além disso, observou-se que a consistência nas atividades cotidianas favorece a internalização de normas sociais e a construção de repertórios linguísticos, reforçando a interação entre pares e a mediação docente. Contudo, identificaram-se desafios na adaptação das práticas pedagógicas às demandas inclusivas, além da necessidade de explicitar, no PPP da instituição as concepções teórico-metodológicas que orientam suas ações, reforçando o alinhamento entre planejamento e execução de estratégias inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14245_TB6104_30102025231025.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVELIN DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EVELIN SANTOS"
    "autor_email" => "evelin.santos.2023@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a rotina pedagógica na Educação Infantil, com ênfase nas práticas inclusivas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Fundamentado em autores como Vygotsky (1998), Barbosa (2006), Soares (2003), estudo busca responder: como a rotina pedagógica favorece a aquisição da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, sob uma perspectiva inclusiva? Objetiva-se analisar de que modo as atividades diárias estruturadas na rotina escolar contribuem para esse processo, especialmente para crianças com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), considerando as práticas pedagógicas de um Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao PIBID da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III, em Palmeira dos Índios (AL). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que incluiu a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e a realização de dez observações da rotina pedagógica entre 26 de fevereiro de 2024 e 2 de abril de 2025. Os resultados evidenciam que a organização da rotina pedagógica, é intrinsecamente relevante para o desenvolvimento social e a preparação das crianças para etapas educacionais futuras. A criação de rotinas estruturadas, ao oferecer previsibilidade e organização temporal, demonstrou potencial para estimular a autonomia, a segurança emocional e a capacidade de antecipação, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral na primeira infância. Para crianças com necessidades específicas, a estruturação da rotina mostrou-se fundamental na preparação cognitiva e emocional para atividades subsequentes. Além disso, observou-se que a consistência nas atividades cotidianas favorece a internalização de normas sociais e a construção de repertórios linguísticos, reforçando a interação entre pares e a mediação docente. Contudo, identificaram-se desafios na adaptação das práticas pedagógicas às demandas inclusivas, além da necessidade de explicitar, no PPP da instituição as concepções teórico-metodológicas que orientam suas ações, reforçando o alinhamento entre planejamento e execução de estratégias inclusivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.