Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA RELAÇÃO COM O SABER

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar como a teoria da Relação com o Saber, desenvolvida por Bernard Charlot, tem sido mobilizada em pesquisas acadêmicas que abordam a formação de professores, buscando preencher a lacuna existente na sistematização e análise do uso desse referencial no contexto formativo docente. Fundamentado na perspectiva teórica de Charlot, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica, permitindo uma análise aprofundada das articulações entre a constituição da identidade docente e os sentidos atribuídos ao saber e ao ensinar. Os dados foram coletados por meio da seleção criteriosa de teses, dissertações e artigos disponíveis no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), na Plataforma Sucupira/CAPES, publicadas entre 2012 e 2022, e analisados com base na identificação de categorias temáticas emergentes. Os resultados indicam que, embora a teoria seja reconhecida no campo da Educação, sua aplicação na formação de professores ainda se apresenta de forma pontual e, muitas vezes, dissociada das práticas formativas concretas, contribuindo para uma reflexão crítica sobre o papel do saber na constituição do ser professor. Além disso, evidenciam a necessidade de maior articulação entre teoria e prática nos processos formativos. A pesquisa oferece uma contribuição significativa para os estudos sobre formação docente, ao proporcionar um mapeamento teórico-metodológico das produções que dialogam com a teoria da Relação com o Saber. No entanto, devido à pequena abrangência geográfica das produções, faz-se a necessidade de investigações futuras em contextos diversos e com abordagens metodológicas ampliadas. Dessa forma, este trabalho permite reflexões acerca da formação e prática docente, além de ampliar o conhecimento sobre formação de professores e reforçar a importância de compreender as relações com o saber na constituição docente.

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