Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUINTAL HEURÍSTICO: UM QUINTAL DIFERENTE NA MINHA CRECHE. EXPERIÊNCIA DE UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE-PE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127865
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6796
    "inscrito_id" => 3407
    "titulo" => "QUINTAL HEURÍSTICO: UM QUINTAL DIFERENTE NA MINHA CRECHE. EXPERIÊNCIA DE UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE-PE."
    "resumo" => "O Projeto Quintal Heurístico: um quintal diferente na minha creche é uma proposta tecida para a Creche Municipal Waldir Savluchinske, mas que se estende a todas unidades de ensino voltadas para a primeira infância. O Quintal Heurístico surge na Instituição como estratégia para estimular a imaginação, a capacidade criadora e a relação das crianças com o mundo a partir do contato com elementos do cotidiano, dando a oportunidade da criança criar seu brinquedo, ressignificar seu brincar com elementos e objetos que já estão no cotidiano. O principal objetivo, foi construir um espaço Heurístico que garanta (o direito) que as crianças sejam estimuladas para o desenvolvimento de sua autonomia por meio da exploração e investigação do ambiente e de objetos. Estabelecemos três aspectos essenciais ou objetivos específicos. São eles: (1)apresentar a abordagem Heurística para os educadores, bem como sua relação com os níveis de brincar; (2) sensibilizar toda comunidade escolar para a construção e andamento do projeto e (3) organizar um ambiente agradável e intencional para as crianças explorarem e investigarem. O Projeto se fundamentou na Política de Ensino da Rede Municipal de Recife(2021) e no livro , O Brincar Heurístico na Creche, Paulo Fochi (2018). Como resultados, tivemos, princípio, a mudança nos espaços de referência do brincar na Creche e a das referências de brinquedo; participação da família na creche e parcerias voltadas à coleta seletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3407_TB6796_10112025104619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA RAQUEL DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "mraquel.noliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127865
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6796
    "inscrito_id" => 3407
    "titulo" => "QUINTAL HEURÍSTICO: UM QUINTAL DIFERENTE NA MINHA CRECHE. EXPERIÊNCIA DE UMA CRECHE DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE-PE."
    "resumo" => "O Projeto Quintal Heurístico: um quintal diferente na minha creche é uma proposta tecida para a Creche Municipal Waldir Savluchinske, mas que se estende a todas unidades de ensino voltadas para a primeira infância. O Quintal Heurístico surge na Instituição como estratégia para estimular a imaginação, a capacidade criadora e a relação das crianças com o mundo a partir do contato com elementos do cotidiano, dando a oportunidade da criança criar seu brinquedo, ressignificar seu brincar com elementos e objetos que já estão no cotidiano. O principal objetivo, foi construir um espaço Heurístico que garanta (o direito) que as crianças sejam estimuladas para o desenvolvimento de sua autonomia por meio da exploração e investigação do ambiente e de objetos. Estabelecemos três aspectos essenciais ou objetivos específicos. São eles: (1)apresentar a abordagem Heurística para os educadores, bem como sua relação com os níveis de brincar; (2) sensibilizar toda comunidade escolar para a construção e andamento do projeto e (3) organizar um ambiente agradável e intencional para as crianças explorarem e investigarem. O Projeto se fundamentou na Política de Ensino da Rede Municipal de Recife(2021) e no livro , O Brincar Heurístico na Creche, Paulo Fochi (2018). Como resultados, tivemos, princípio, a mudança nos espaços de referência do brincar na Creche e a das referências de brinquedo; participação da família na creche e parcerias voltadas à coleta seletiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3407_TB6796_10112025104619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA RAQUEL DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "mraquel.noliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Projeto Quintal Heurístico: um quintal diferente na minha creche é uma proposta tecida para a Creche Municipal Waldir Savluchinske, mas que se estende a todas unidades de ensino voltadas para a primeira infância. O Quintal Heurístico surge na Instituição como estratégia para estimular a imaginação, a capacidade criadora e a relação das crianças com o mundo a partir do contato com elementos do cotidiano, dando a oportunidade da criança criar seu brinquedo, ressignificar seu brincar com elementos e objetos que já estão no cotidiano. O principal objetivo, foi construir um espaço Heurístico que garanta (o direito) que as crianças sejam estimuladas para o desenvolvimento de sua autonomia por meio da exploração e investigação do ambiente e de objetos. Estabelecemos três aspectos essenciais ou objetivos específicos. São eles: (1)apresentar a abordagem Heurística para os educadores, bem como sua relação com os níveis de brincar; (2) sensibilizar toda comunidade escolar para a construção e andamento do projeto e (3) organizar um ambiente agradável e intencional para as crianças explorarem e investigarem. O Projeto se fundamentou na Política de Ensino da Rede Municipal de Recife(2021) e no livro , O Brincar Heurístico na Creche, Paulo Fochi (2018). Como resultados, tivemos, princípio, a mudança nos espaços de referência do brincar na Creche e a das referências de brinquedo; participação da família na creche e parcerias voltadas à coleta seletiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.