ENSINO DE INFORMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128036 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7308 "inscrito_id" => 12789 "titulo" => "ENSINO DE INFORMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "Com o avanço das tecnologias digitais e a presença crescente da informática em todos os contextos da vida cotidiana, torna-se fundamental que a escola ofereça espaços de aprendizagem que favoreçam o domínio das ferramentas digitais pelos estudantes. No entanto, observa-se que muitos alunos ainda apresentam dificuldades em utilizar essas tecnologias de forma adequada. Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, realizada com 35 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior de Pernambuco. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do Curso de Licenciatura em Computação, bolsistas do PIBID, orientadas pelo professor supervisor e acompanhadas pelo docente da turma. Visando à promoção da aprendizagem em informática, foram aplicadas duas aulas semanais num período de um semestre. As aulas englobaram conhecimentos básicos em informática para a produção de Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF) que é uma proposta pedagógica que a escola parceira tem adotado como uma forma de sistematizar e valorizar a aprendizagem dos estudantes no final do 9º ano de forma contextualizada e significativa. Os resultados apontam que, apesar de iniciarem o processo com conhecimentos limitados na informática e no manuseio de computadores, os estudantes demonstraram avanços significativos em relação à agilidade, participação e desempenho nas atividades propostas, evidenciando a importância da informática para uso de editores de texto, digitação, formatação e produção de textos, visto que os trabalhos do tipo TCF podem ser considerados acadêmicos, sendo uma preparação para futuras produções, respeitando o nível de ensino a que pertencem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12789_TB7308_10112025230902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLENE DA SILVA LAURENÇO LOPES" "autor_nome_curto" => "GISLENE" "autor_email" => "gsl16@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128036 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7308 "inscrito_id" => 12789 "titulo" => "ENSINO DE INFORMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID" "resumo" => "Com o avanço das tecnologias digitais e a presença crescente da informática em todos os contextos da vida cotidiana, torna-se fundamental que a escola ofereça espaços de aprendizagem que favoreçam o domínio das ferramentas digitais pelos estudantes. No entanto, observa-se que muitos alunos ainda apresentam dificuldades em utilizar essas tecnologias de forma adequada. Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela CAPES, realizada com 35 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior de Pernambuco. As atividades foram desenvolvidas por estudantes do Curso de Licenciatura em Computação, bolsistas do PIBID, orientadas pelo professor supervisor e acompanhadas pelo docente da turma. Visando à promoção da aprendizagem em informática, foram aplicadas duas aulas semanais num período de um semestre. As aulas englobaram conhecimentos básicos em informática para a produção de Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF) que é uma proposta pedagógica que a escola parceira tem adotado como uma forma de sistematizar e valorizar a aprendizagem dos estudantes no final do 9º ano de forma contextualizada e significativa. Os resultados apontam que, apesar de iniciarem o processo com conhecimentos limitados na informática e no manuseio de computadores, os estudantes demonstraram avanços significativos em relação à agilidade, participação e desempenho nas atividades propostas, evidenciando a importância da informática para uso de editores de texto, digitação, formatação e produção de textos, visto que os trabalhos do tipo TCF podem ser considerados acadêmicos, sendo uma preparação para futuras produções, respeitando o nível de ensino a que pertencem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12789_TB7308_10112025230902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLENE DA SILVA LAURENÇO LOPES" "autor_nome_curto" => "GISLENE" "autor_email" => "gsl16@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }