Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA AMBIENTAL E INCLUSÃO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ROTINA DE ESTUDANTES COM AUTISMO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, apresenta reflexões sobre a influência da ambiência escolar na rotina de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discute práticas que promovam a inclusão. A análise foi realizada a partir de cinco periódicos publicados entre 2019 e 2023, nas áreas de Psicologia Ambiental e Educação, utilizando os descritores “educação especial e inclusiva”, “acessibilidade”, “psicologia ambiental” e “inclusão do aluno autista”como direcionamento para os achados. Os resultados evidenciam que a ambiência física e relacional exerce um papel decisivo na efetivação da inclusão e no desenvolvimento dos alunos com TEA. Três aspectos centrais foram identificados: a necessidade de um espaço escolar planejado para a inclusão, a criação de "espaços de escape" que possibilitem momentos de pausa e autorregulação emocional e a adaptação do ambiente físico para atender às demandas sensoriais individuais, respeitando tanto a hipersensibilidade quanto a hipossensibilidade. Conclui-se que a construção de escolas inclusivas demanda a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, a promoção da acessibilidade em múltiplas dimensões (arquitetônica, atitudinal e metodológica) e o fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação, visando garantir a participação plena dos estudantes com TEA no ambiente escolar.

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