PSICOLOGIA AMBIENTAL E INCLUSÃO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ROTINA DE ESTUDANTES COM AUTISMO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7513 "inscrito_id" => 15653 "titulo" => "PSICOLOGIA AMBIENTAL E INCLUSÃO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ROTINA DE ESTUDANTES COM AUTISMO" "resumo" => "O presente artigo, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, apresenta reflexões sobre a influência da ambiência escolar na rotina de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discute práticas que promovam a inclusão. A análise foi realizada a partir de cinco periódicos publicados entre 2019 e 2023, nas áreas de Psicologia Ambiental e Educação, utilizando os descritores “educação especial e inclusiva”, “acessibilidade”, “psicologia ambiental” e “inclusão do aluno autista”como direcionamento para os achados. Os resultados evidenciam que a ambiência física e relacional exerce um papel decisivo na efetivação da inclusão e no desenvolvimento dos alunos com TEA. Três aspectos centrais foram identificados: a necessidade de um espaço escolar planejado para a inclusão, a criação de "espaços de escape" que possibilitem momentos de pausa e autorregulação emocional e a adaptação do ambiente físico para atender às demandas sensoriais individuais, respeitando tanto a hipersensibilidade quanto a hipossensibilidade. Conclui-se que a construção de escolas inclusivas demanda a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, a promoção da acessibilidade em múltiplas dimensões (arquitetônica, atitudinal e metodológica) e o fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação, visando garantir a participação plena dos estudantes com TEA no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15653_TB7513_30102025144738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJO SILVA" "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJÓ" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128098 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7513 "inscrito_id" => 15653 "titulo" => "PSICOLOGIA AMBIENTAL E INCLUSÃO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA ROTINA DE ESTUDANTES COM AUTISMO" "resumo" => "O presente artigo, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, apresenta reflexões sobre a influência da ambiência escolar na rotina de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discute práticas que promovam a inclusão. A análise foi realizada a partir de cinco periódicos publicados entre 2019 e 2023, nas áreas de Psicologia Ambiental e Educação, utilizando os descritores “educação especial e inclusiva”, “acessibilidade”, “psicologia ambiental” e “inclusão do aluno autista”como direcionamento para os achados. Os resultados evidenciam que a ambiência física e relacional exerce um papel decisivo na efetivação da inclusão e no desenvolvimento dos alunos com TEA. Três aspectos centrais foram identificados: a necessidade de um espaço escolar planejado para a inclusão, a criação de "espaços de escape" que possibilitem momentos de pausa e autorregulação emocional e a adaptação do ambiente físico para atender às demandas sensoriais individuais, respeitando tanto a hipersensibilidade quanto a hipossensibilidade. Conclui-se que a construção de escolas inclusivas demanda a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, a promoção da acessibilidade em múltiplas dimensões (arquitetônica, atitudinal e metodológica) e o fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação, visando garantir a participação plena dos estudantes com TEA no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15653_TB7513_30102025144738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJO SILVA" "autor_nome_curto" => "TALISSA FEIJÓ" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }