ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128119 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7574 "inscrito_id" => 7738 "titulo" => "ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os espaços brincantes na Educação Infantil são ambientes acolhedores, organizados para estimular a criatividade, a interação social e o desenvolvimento das crianças. Este estudo objetiva relatar como esses espaços contribuem significativamente para o desenvolvimento integral da criança nas escolas de Educação Infantil. Na Educação Infantil, os espaços são organizados de forma a permitir que as intencionalidades pedagógicas e as concepções de infância e de criança sejam compreendidas a partir da perspectiva de seu desenvolvimento contínuo. O adulto, nesse processo, exerce a função de facilitador, permitindo que a criança seja o centro do planejamento, da interação e das brincadeiras. Ao explorar um espaço esteticamente organizado, a criança pode imaginar, criar e construir livremente seus conhecimentos. Este relato fundamenta se na abordagem de Reggio Emília, na qual a criança é vista como protagonista e investigadora no processo de aprendizagem. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio da observação participante dos espaços brincantes. Os principais resultados observados nos contextos investigativos na Educação Infantil incluem o protagonismo infantil e o sentimento de pertencimento ao processo, o desenvolvimento da autonomia e de diversas habilidades, a construção de conhecimentos de forma significativa, a interação social e a ampliação do repertório linguístico relacionados às descobertas. Este relato de experiência busca compartilhar os resultados potentes desses contextos investigativos em uma escola de Educação Infantil em Erechim, contribuindo para a reflexão e o fortalecimento de práticas pedagógicas que reconhecem a criança como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Ao propor os espaços brincantes na Educação Infantil, os resultados mais notáveis evidenciam o protagonismo das crianças e o profundo sentimento de pertencimento que desenvolvem em seu processo de aprendizado. Este relato almeja inspirar a reflexão sobre as práticas pedagógicas, evidenciando os impactos transformadores dos espaços brincantes nas escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7738_TB7574_30102025132909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FRANCHINI" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicefranchini150@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128119 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7574 "inscrito_id" => 7738 "titulo" => "ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Os espaços brincantes na Educação Infantil são ambientes acolhedores, organizados para estimular a criatividade, a interação social e o desenvolvimento das crianças. Este estudo objetiva relatar como esses espaços contribuem significativamente para o desenvolvimento integral da criança nas escolas de Educação Infantil. Na Educação Infantil, os espaços são organizados de forma a permitir que as intencionalidades pedagógicas e as concepções de infância e de criança sejam compreendidas a partir da perspectiva de seu desenvolvimento contínuo. O adulto, nesse processo, exerce a função de facilitador, permitindo que a criança seja o centro do planejamento, da interação e das brincadeiras. Ao explorar um espaço esteticamente organizado, a criança pode imaginar, criar e construir livremente seus conhecimentos. Este relato fundamenta se na abordagem de Reggio Emília, na qual a criança é vista como protagonista e investigadora no processo de aprendizagem. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio da observação participante dos espaços brincantes. Os principais resultados observados nos contextos investigativos na Educação Infantil incluem o protagonismo infantil e o sentimento de pertencimento ao processo, o desenvolvimento da autonomia e de diversas habilidades, a construção de conhecimentos de forma significativa, a interação social e a ampliação do repertório linguístico relacionados às descobertas. Este relato de experiência busca compartilhar os resultados potentes desses contextos investigativos em uma escola de Educação Infantil em Erechim, contribuindo para a reflexão e o fortalecimento de práticas pedagógicas que reconhecem a criança como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Ao propor os espaços brincantes na Educação Infantil, os resultados mais notáveis evidenciam o protagonismo das crianças e o profundo sentimento de pertencimento que desenvolvem em seu processo de aprendizado. Este relato almeja inspirar a reflexão sobre as práticas pedagógicas, evidenciando os impactos transformadores dos espaços brincantes nas escolas de Educação Infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7738_TB7574_30102025132909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE MARIA FRANCHINI" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "alicefranchini150@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }