Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os espaços brincantes na Educação Infantil são ambientes acolhedores, organizados para estimular a criatividade, a interação social e o desenvolvimento das crianças. Este estudo objetiva relatar como esses espaços contribuem significativamente para o desenvolvimento integral da criança nas escolas de Educação Infantil. Na Educação Infantil, os espaços são organizados de forma a permitir que as intencionalidades pedagógicas e as concepções de infância e de criança sejam compreendidas a partir da perspectiva de seu desenvolvimento contínuo. O adulto, nesse processo, exerce a função de facilitador, permitindo que a criança seja o centro do planejamento, da interação e das brincadeiras. Ao explorar um espaço esteticamente organizado, a criança pode imaginar, criar e construir livremente seus conhecimentos. Este relato fundamenta se na abordagem de Reggio Emília, na qual a criança é vista como protagonista e investigadora no processo de aprendizagem. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio da observação participante dos espaços brincantes. Os principais resultados observados nos contextos investigativos na Educação Infantil incluem o protagonismo infantil e o sentimento de pertencimento ao processo, o desenvolvimento da autonomia e de diversas habilidades, a construção de conhecimentos de forma significativa, a interação social e a ampliação do repertório linguístico relacionados às descobertas. Este relato de experiência busca compartilhar os resultados potentes desses contextos investigativos em uma escola de Educação Infantil em Erechim, contribuindo para a reflexão e o fortalecimento de práticas pedagógicas que reconhecem a criança como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Ao propor os espaços brincantes na Educação Infantil, os resultados mais notáveis evidenciam o protagonismo das crianças e o profundo sentimento de pertencimento que desenvolvem em seu processo de aprendizado. Este relato almeja inspirar a reflexão sobre as práticas pedagógicas, evidenciando os impactos transformadores dos espaços brincantes nas escolas de Educação Infantil.

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