Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO, MOTRICIDADE E YOGA: CONHECIMENTO DE SI E DO OUTRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em estabelecer uma aproximação entre a corporeidade, a educação infantil e a vivência do yoga na infância. A fundamentação teórico-metodológica pauta-se no olhar fenomenológico (Merleau-Ponty, 2006; 2018), para as experiências das crianças com base nos pressupostos da corporeidade e da motricidade como condição existencial e de criação do mundo (Nóbrega (2005; 2019); Moreira (2019), Zimmermann e Saura (2019), Machado (2010, 2013), Le Breton (2013), Kunz e Costa (2017)), dentre outros(as). As reflexões resultam de uma proposta de vivências com o yoga, com duração de um ano, realizada com crianças de quatro e cinco anos de idade provenientes de duas escolas públicas municipais de Educação Infantil de Bauru-SP. Evidenciou-se que o yoga, com suas posturas e respirações como formas de expressão e percepção, com seus valores para a boa (con)vivência e com a concentração e a interiorização dos sentidos, contribuiu para promover entre as crianças um olhar (e o aprender) sobre o si e o em si, reconhecendo suas emoções, ações e capacidade de criação, contemplando o ser em sua integridade. Potencializou, também, a escuta do outro, a sensibilidade e o afeto entre as crianças. Em sua realidade corpórea, as crianças imaginam, conhecem e comunicam com o yoga, percebendo a corporeidade que as atravessam. Assim, a Educação Infantil como o lugar da infância, espaço e tempo da vivência de diversas formas de práticas corporais, ao promover o encontro entre corpo, motricidade e yoga, amplia as possibilidades de construções corporais, de experiências sensoriais e relacionais, propiciando uma rede de ressignificações da corporeidade em uma arquitetura de sentido e de valor.

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