COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA/MS ALFABETIZA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128167 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7725 "inscrito_id" => 16249 "titulo" => "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA/MS ALFABETIZA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar a análise de uma atividade de Ciências desenvolvida em formação continuada de professores do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MS Alfabetiza realizada no município de Campo Grande/MS. O referencial teórico-metodológico tem como base autores que estudam sobre a formação de professores como Giroux (1997) e Freire (1996, 1997) que consideram o professor crítico e intelectual e no Ensino de Ciências Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) e Chassot (2003). Durante a formação docente do módulo III foram coletados materiais elaborados pelos professores numa atividade em grupo. Esses materiais foram descritos e analisados a partir das propostas trazidas pelo grupo de formadores. Vivenciar o processo de escrita colaborativa pode ser considerado um importante momento de reflexão sobre a prática docente, no entanto a ação de analisar uma proposta pronta pode mobilizar conhecimentos que possibilitam discussão a respeito de escolhas a serem feitas no planejamento do professor. Um professor considerado como intelectual (Giroux, 1997) deve saber fazer boas escolhas em seu trabalho e isso passa por conseguir realizar uma análise minuciosa de atividades, relacionando com o que se apresenta em sua realidade, representando um passo a mais, uma progressão no contexto da formação de professores. É preciso analisar, verificar o que torna aquela proposta de atividade mais ou menos potencializadora, para em seguida, quando for elaborar uma proposta para sua turma ter em mente as mesmas reflexões já realizadas anteriormente. Como resultado, podemos dizer que a atividade relatada foi uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre a produção colaborativa no ensino de Ciências na formação continuada de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16249_TB7725_24102025211135.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE CÁSSIA ORPHÃO" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE" "autor_email" => "chriscassiaorphao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128167 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7725 "inscrito_id" => 16249 "titulo" => "COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - CNCA/MS ALFABETIZA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar a análise de uma atividade de Ciências desenvolvida em formação continuada de professores do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA/MS Alfabetiza realizada no município de Campo Grande/MS. O referencial teórico-metodológico tem como base autores que estudam sobre a formação de professores como Giroux (1997) e Freire (1996, 1997) que consideram o professor crítico e intelectual e no Ensino de Ciências Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002) e Chassot (2003). Durante a formação docente do módulo III foram coletados materiais elaborados pelos professores numa atividade em grupo. Esses materiais foram descritos e analisados a partir das propostas trazidas pelo grupo de formadores. Vivenciar o processo de escrita colaborativa pode ser considerado um importante momento de reflexão sobre a prática docente, no entanto a ação de analisar uma proposta pronta pode mobilizar conhecimentos que possibilitam discussão a respeito de escolhas a serem feitas no planejamento do professor. Um professor considerado como intelectual (Giroux, 1997) deve saber fazer boas escolhas em seu trabalho e isso passa por conseguir realizar uma análise minuciosa de atividades, relacionando com o que se apresenta em sua realidade, representando um passo a mais, uma progressão no contexto da formação de professores. É preciso analisar, verificar o que torna aquela proposta de atividade mais ou menos potencializadora, para em seguida, quando for elaborar uma proposta para sua turma ter em mente as mesmas reflexões já realizadas anteriormente. Como resultado, podemos dizer que a atividade relatada foi uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre a produção colaborativa no ensino de Ciências na formação continuada de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16249_TB7725_24102025211135.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANE DE CÁSSIA ORPHÃO" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANE" "autor_email" => "chriscassiaorphao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }