Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECITURAS NEGRAS FEMININAS NA SEDUC/RS: AÇÕES DA PROFESSORA MARILENE PARÉ PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128296
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8076
    "inscrito_id" => 17697
    "titulo" => "TECITURAS NEGRAS FEMININAS NA SEDUC/RS: AÇÕES DA PROFESSORA MARILENE PARÉ PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que investiga as estratégias político-pedagógicas de quatro professoras negras atuantes na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). O foco deste texto é a trajetória de Marilene Leal Paré e sua contribuição para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no período entre 1994 e 1999. A abordagem metodológica fundamenta-se na proposta das “Conversas de Boca a Ouvido”, inspirada na tradição oral afro-brasileira e concebida como estratégia amefricana de escuta e produção de conhecimento. Essa metodologia dialoga com autoras como Ruy do Carmo Póvoas, Sueli Carneiro, bell hooks e Lélia Gonzalez, e tem como objetivo valorizar a oralidade como expressão legítima de saberes e memória coletiva. Os relatos de Paré revelam um trabalho coletivo estruturado a partir do projeto “O Negro e a Educação”, cujas ações envolviam 29 educadores(as) atuando em todo o estado com formações antirracistas baseadas em arte, religiosidade, estética e cultura negra. A análise da sua prática evidencia uma práxis afirmativa fundamentada na coletividade, no afeto e na resistência, que antecipa em uma década a institucionalização da ERER. Articulando corpo, memória, ancestralidade e política, a experiência de Marilene Paré é compreendida como expressão das epistemologias amefricanas e como parte de um Movimento Negro Educador (Gomes, 2017; Collins, 2019), que contribui significativamente para a construção de políticas públicas de justiça social e equidade racial no campo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17697_TB8076_10112025224438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA NUNES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila.ufrgs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128296
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8076
    "inscrito_id" => 17697
    "titulo" => "TECITURAS NEGRAS FEMININAS NA SEDUC/RS: AÇÕES DA PROFESSORA MARILENE PARÉ PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que investiga as estratégias político-pedagógicas de quatro professoras negras atuantes na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). O foco deste texto é a trajetória de Marilene Leal Paré e sua contribuição para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no período entre 1994 e 1999. A abordagem metodológica fundamenta-se na proposta das “Conversas de Boca a Ouvido”, inspirada na tradição oral afro-brasileira e concebida como estratégia amefricana de escuta e produção de conhecimento. Essa metodologia dialoga com autoras como Ruy do Carmo Póvoas, Sueli Carneiro, bell hooks e Lélia Gonzalez, e tem como objetivo valorizar a oralidade como expressão legítima de saberes e memória coletiva. Os relatos de Paré revelam um trabalho coletivo estruturado a partir do projeto “O Negro e a Educação”, cujas ações envolviam 29 educadores(as) atuando em todo o estado com formações antirracistas baseadas em arte, religiosidade, estética e cultura negra. A análise da sua prática evidencia uma práxis afirmativa fundamentada na coletividade, no afeto e na resistência, que antecipa em uma década a institucionalização da ERER. Articulando corpo, memória, ancestralidade e política, a experiência de Marilene Paré é compreendida como expressão das epistemologias amefricanas e como parte de um Movimento Negro Educador (Gomes, 2017; Collins, 2019), que contribui significativamente para a construção de políticas públicas de justiça social e equidade racial no campo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17697_TB8076_10112025224438.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA NUNES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila.ufrgs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado em Educação desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que investiga as estratégias político-pedagógicas de quatro professoras negras atuantes na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). O foco deste texto é a trajetória de Marilene Leal Paré e sua contribuição para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no período entre 1994 e 1999. A abordagem metodológica fundamenta-se na proposta das “Conversas de Boca a Ouvido”, inspirada na tradição oral afro-brasileira e concebida como estratégia amefricana de escuta e produção de conhecimento. Essa metodologia dialoga com autoras como Ruy do Carmo Póvoas, Sueli Carneiro, bell hooks e Lélia Gonzalez, e tem como objetivo valorizar a oralidade como expressão legítima de saberes e memória coletiva. Os relatos de Paré revelam um trabalho coletivo estruturado a partir do projeto “O Negro e a Educação”, cujas ações envolviam 29 educadores(as) atuando em todo o estado com formações antirracistas baseadas em arte, religiosidade, estética e cultura negra. A análise da sua prática evidencia uma práxis afirmativa fundamentada na coletividade, no afeto e na resistência, que antecipa em uma década a institucionalização da ERER. Articulando corpo, memória, ancestralidade e política, a experiência de Marilene Paré é compreendida como expressão das epistemologias amefricanas e como parte de um Movimento Negro Educador (Gomes, 2017; Collins, 2019), que contribui significativamente para a construção de políticas públicas de justiça social e equidade racial no campo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.