Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128396
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8315
    "inscrito_id" => 3910
    "titulo" => "BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS"
    "resumo" => "A difusão do conhecimento científico tem ganhado projeção nos últimos anos à medida que o discurso científico é compartilhado entre os membros da comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras para a socialização do conhecimento científico em duas universidades federais brasileiras, a UFSC e a UFBA, buscando compreender os desafios específicos enfrentados por essas instituições na disseminação da ciência para além do ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, parte da premissa de que a produção científica, financiada majoritariamente com recursos públicos, deve ser acessível à sociedade como um todo, e que as universidades desempenham um papel crucial nesse processo. Através de um estudo de caso múltiplo, utilizando métodos qualitativos, será aplicado um questionário à comunidade acadêmica e análise documental de políticas institucionais e relatórios, o estudo investigará as barreiras existentes em diferentes níveis. Através de uma análise temática, serão examinados fatores como a cultura acadêmica, os incentivos (ou a falta deles) à divulgação científica, a disponibilidade de recursos e infraestrutura para comunicação, as políticas institucionais de apoio à socialização do conhecimento, e as percepções dos atores envolvidos sobre os desafios e as oportunidades da comunicação da ciência para o público não especializado. A comparação entre as duas universidades permitirá identificar semelhanças e diferenças nas barreiras encontradas, bem como analisar a influência de fatores contextuais específicos de cada instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a formulação de estratégias mais eficazes para promover a socialização do conhecimento científico nas universidades, fortalecendo o papel dessas instituições como agentes de transformação social e promovendo o diálogo entre ciência e sociedade. A análise também considerará a presença online das universidades e seus esforços de divulgação científica em plataformas digitais, buscando compreender como as instituições utilizam as novas tecnologias para alcançar públicos mais amplos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3910_TB8315_30102025110928.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlos.alberto@unilab.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128396
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8315
    "inscrito_id" => 3910
    "titulo" => "BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS"
    "resumo" => "A difusão do conhecimento científico tem ganhado projeção nos últimos anos à medida que o discurso científico é compartilhado entre os membros da comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras para a socialização do conhecimento científico em duas universidades federais brasileiras, a UFSC e a UFBA, buscando compreender os desafios específicos enfrentados por essas instituições na disseminação da ciência para além do ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, parte da premissa de que a produção científica, financiada majoritariamente com recursos públicos, deve ser acessível à sociedade como um todo, e que as universidades desempenham um papel crucial nesse processo. Através de um estudo de caso múltiplo, utilizando métodos qualitativos, será aplicado um questionário à comunidade acadêmica e análise documental de políticas institucionais e relatórios, o estudo investigará as barreiras existentes em diferentes níveis. Através de uma análise temática, serão examinados fatores como a cultura acadêmica, os incentivos (ou a falta deles) à divulgação científica, a disponibilidade de recursos e infraestrutura para comunicação, as políticas institucionais de apoio à socialização do conhecimento, e as percepções dos atores envolvidos sobre os desafios e as oportunidades da comunicação da ciência para o público não especializado. A comparação entre as duas universidades permitirá identificar semelhanças e diferenças nas barreiras encontradas, bem como analisar a influência de fatores contextuais específicos de cada instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a formulação de estratégias mais eficazes para promover a socialização do conhecimento científico nas universidades, fortalecendo o papel dessas instituições como agentes de transformação social e promovendo o diálogo entre ciência e sociedade. A análise também considerará a presença online das universidades e seus esforços de divulgação científica em plataformas digitais, buscando compreender como as instituições utilizam as novas tecnologias para alcançar públicos mais amplos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3910_TB8315_30102025110928.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO"
    "autor_email" => "carlos.alberto@unilab.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A difusão do conhecimento científico tem ganhado projeção nos últimos anos à medida que o discurso científico é compartilhado entre os membros da comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras para a socialização do conhecimento científico em duas universidades federais brasileiras, a UFSC e a UFBA, buscando compreender os desafios específicos enfrentados por essas instituições na disseminação da ciência para além do ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, parte da premissa de que a produção científica, financiada majoritariamente com recursos públicos, deve ser acessível à sociedade como um todo, e que as universidades desempenham um papel crucial nesse processo. Através de um estudo de caso múltiplo, utilizando métodos qualitativos, será aplicado um questionário à comunidade acadêmica e análise documental de políticas institucionais e relatórios, o estudo investigará as barreiras existentes em diferentes níveis. Através de uma análise temática, serão examinados fatores como a cultura acadêmica, os incentivos (ou a falta deles) à divulgação científica, a disponibilidade de recursos e infraestrutura para comunicação, as políticas institucionais de apoio à socialização do conhecimento, e as percepções dos atores envolvidos sobre os desafios e as oportunidades da comunicação da ciência para o público não especializado. A comparação entre as duas universidades permitirá identificar semelhanças e diferenças nas barreiras encontradas, bem como analisar a influência de fatores contextuais específicos de cada instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a formulação de estratégias mais eficazes para promover a socialização do conhecimento científico nas universidades, fortalecendo o papel dessas instituições como agentes de transformação social e promovendo o diálogo entre ciência e sociedade. A análise também considerará a presença online das universidades e seus esforços de divulgação científica em plataformas digitais, buscando compreender como as instituições utilizam as novas tecnologias para alcançar públicos mais amplos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.