BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128396 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8315 "inscrito_id" => 3910 "titulo" => "BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS" "resumo" => "A difusão do conhecimento científico tem ganhado projeção nos últimos anos à medida que o discurso científico é compartilhado entre os membros da comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras para a socialização do conhecimento científico em duas universidades federais brasileiras, a UFSC e a UFBA, buscando compreender os desafios específicos enfrentados por essas instituições na disseminação da ciência para além do ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, parte da premissa de que a produção científica, financiada majoritariamente com recursos públicos, deve ser acessível à sociedade como um todo, e que as universidades desempenham um papel crucial nesse processo. Através de um estudo de caso múltiplo, utilizando métodos qualitativos, será aplicado um questionário à comunidade acadêmica e análise documental de políticas institucionais e relatórios, o estudo investigará as barreiras existentes em diferentes níveis. Através de uma análise temática, serão examinados fatores como a cultura acadêmica, os incentivos (ou a falta deles) à divulgação científica, a disponibilidade de recursos e infraestrutura para comunicação, as políticas institucionais de apoio à socialização do conhecimento, e as percepções dos atores envolvidos sobre os desafios e as oportunidades da comunicação da ciência para o público não especializado. A comparação entre as duas universidades permitirá identificar semelhanças e diferenças nas barreiras encontradas, bem como analisar a influência de fatores contextuais específicos de cada instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a formulação de estratégias mais eficazes para promover a socialização do conhecimento científico nas universidades, fortalecendo o papel dessas instituições como agentes de transformação social e promovendo o diálogo entre ciência e sociedade. A análise também considerará a presença online das universidades e seus esforços de divulgação científica em plataformas digitais, buscando compreender como as instituições utilizam as novas tecnologias para alcançar públicos mais amplos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3910_TB8315_30102025110928.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO" "autor_email" => "carlos.alberto@unilab.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128396 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8315 "inscrito_id" => 3910 "titulo" => "BARREIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE DE DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS" "resumo" => "A difusão do conhecimento científico tem ganhado projeção nos últimos anos à medida que o discurso científico é compartilhado entre os membros da comunidade acadêmica. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras para a socialização do conhecimento científico em duas universidades federais brasileiras, a UFSC e a UFBA, buscando compreender os desafios específicos enfrentados por essas instituições na disseminação da ciência para além do ambiente acadêmico. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, parte da premissa de que a produção científica, financiada majoritariamente com recursos públicos, deve ser acessível à sociedade como um todo, e que as universidades desempenham um papel crucial nesse processo. Através de um estudo de caso múltiplo, utilizando métodos qualitativos, será aplicado um questionário à comunidade acadêmica e análise documental de políticas institucionais e relatórios, o estudo investigará as barreiras existentes em diferentes níveis. Através de uma análise temática, serão examinados fatores como a cultura acadêmica, os incentivos (ou a falta deles) à divulgação científica, a disponibilidade de recursos e infraestrutura para comunicação, as políticas institucionais de apoio à socialização do conhecimento, e as percepções dos atores envolvidos sobre os desafios e as oportunidades da comunicação da ciência para o público não especializado. A comparação entre as duas universidades permitirá identificar semelhanças e diferenças nas barreiras encontradas, bem como analisar a influência de fatores contextuais específicos de cada instituição. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a formulação de estratégias mais eficazes para promover a socialização do conhecimento científico nas universidades, fortalecendo o papel dessas instituições como agentes de transformação social e promovendo o diálogo entre ciência e sociedade. A análise também considerará a presença online das universidades e seus esforços de divulgação científica em plataformas digitais, buscando compreender como as instituições utilizam as novas tecnologias para alcançar públicos mais amplos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3910_TB8315_30102025110928.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO" "autor_email" => "carlos.alberto@unilab.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }