Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE DIGITAÇÃO COM O TYPINGCLUB NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128429
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8399
    "inscrito_id" => 15715
    "titulo" => "PRÁTICAS DE DIGITAÇÃO COM O TYPINGCLUB NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica em informática básica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior de Pernambuco. A ação é parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e foi conduzida por licenciandos do curso de Computação do IFPE. Com foco no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas relacionadas à digitação, utilizou-se a plataforma TypingClub como ferramenta principal. As atividades foram planejadas de forma lúdica e progressiva, respeitando o ritmo de aprendizagem dos estudantes e integrando o conteúdo ao cotidiano escolar. A iniciativa buscou não apenas introduzir os alunos ao universo da informática, mas também fortalecer a concentração, coordenação motora fina e a familiaridade com o teclado. Os resultados demonstraram avanços significativos na autonomia dos alunos ao utilizar o computador, além de maior interesse pelas aulas. A experiência reforça a importância da iniciação tecnológica desde os primeiros anos escolares e evidencia o papel do PIBID na formação de professores comprometidos com práticas pedagógicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15715_TB8399_30102025153227.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MIRTIS DE QUEIROZ PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE MIRTIS"
    "autor_email" => "mirtis.queiroz@unesp.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128429
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8399
    "inscrito_id" => 15715
    "titulo" => "PRÁTICAS DE DIGITAÇÃO COM O TYPINGCLUB NO ENSINO DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta comunicação tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica em informática básica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior de Pernambuco. A ação é parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e foi conduzida por licenciandos do curso de Computação do IFPE. Com foco no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas relacionadas à digitação, utilizou-se a plataforma TypingClub como ferramenta principal. As atividades foram planejadas de forma lúdica e progressiva, respeitando o ritmo de aprendizagem dos estudantes e integrando o conteúdo ao cotidiano escolar. A iniciativa buscou não apenas introduzir os alunos ao universo da informática, mas também fortalecer a concentração, coordenação motora fina e a familiaridade com o teclado. Os resultados demonstraram avanços significativos na autonomia dos alunos ao utilizar o computador, além de maior interesse pelas aulas. A experiência reforça a importância da iniciação tecnológica desde os primeiros anos escolares e evidencia o papel do PIBID na formação de professores comprometidos com práticas pedagógicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15715_TB8399_30102025153227.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEANE MIRTIS DE QUEIROZ PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSEANE MIRTIS"
    "autor_email" => "mirtis.queiroz@unesp.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo relatar uma experiência pedagógica em informática básica desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior de Pernambuco. A ação é parte das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e foi conduzida por licenciandos do curso de Computação do IFPE. Com foco no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas relacionadas à digitação, utilizou-se a plataforma TypingClub como ferramenta principal. As atividades foram planejadas de forma lúdica e progressiva, respeitando o ritmo de aprendizagem dos estudantes e integrando o conteúdo ao cotidiano escolar. A iniciativa buscou não apenas introduzir os alunos ao universo da informática, mas também fortalecer a concentração, coordenação motora fina e a familiaridade com o teclado. Os resultados demonstraram avanços significativos na autonomia dos alunos ao utilizar o computador, além de maior interesse pelas aulas. A experiência reforça a importância da iniciação tecnológica desde os primeiros anos escolares e evidencia o papel do PIBID na formação de professores comprometidos com práticas pedagógicas inovadoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.