Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÉTODO ALTERNATIVO PARA DETERMINAÇÃO DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO NA ÁGUA DA LAGOA DE CUITÉ-PB: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A água é um recurso essencial para a vida, mas está cada vez mais ameaçada pela poluição e ocupações urbanas desordenadas. Esse cenário encontra-se atualmente na Lagoa Jovino Pereira da Costa, situada em Cuité-PB, a qual vem enfrentando impactos como assoreamento, despejo de esgoto doméstico, acúmulo de resíduos sólidos e perda da biodiversidade. Nesse contexto, a determinação do Oxigênio Dissolvido (OD) é um importante indicador da qualidade da água, por refletir diretamente as condições do ecossistema aquático, constituindo indicador fundamental para avaliar processos de degradação. Contudo, no contexto educacional, a determinação desse parâmetro é inviável devido à falta de equipamento adequado. Assim, a proposta deste estudo partiu de um questionamento intrigante: Seria possível determinar o OD da água da Lagoa utilizando materiais alternativos e de baixo custo? Diante desse desafio, este trabalho propõe a determinação do OD a partir de uma metodologia alternativa, utilizando palha de aço em garrafas PET, com base na oxidação do ferro e posterior cálculo estequiométrico. Paralelamente, também foi determinada a salinidade da água, parâmetro que influencia diretamente a solubilidade do oxigênio, utilizando a técnica da quantificação dos sólidos totais dissolvidos (STD). As atividades experimentais foram desenvolvidas com estudantes da Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos, em parceria com o PIBID-Química da UFCG (Cuité-PB), fundamentando-se nas metodologias ativas Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e Experimentação Investigativa. Os dados indicaram salinidade entre 0,5–30%, caracterizando a água como salobra, e concentração de OD ? 5?mg/L, que segundo a Resolução CONAMA n.º 357/2005, está associado a corpos hídricos de baixa qualidade com carga orgânica elevada. Para além dos resultados técnico-científicos, o projeto promoveu protagonismo discente, com envolvimento ativo dos estudantes em todas as etapas do processo: coleta, experimentação e análise crítica dos resultados. Além disso, promoveu conscientização ambiental e integração entre escola, universidade e comunidade.

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