A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A INSERÇÃO DE ALUNOS LGBTQIAPN+
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5371 "inscrito_id" => 14124 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A INSERÇÃO DE ALUNOS LGBTQIAPN+" "resumo" => "O presente trabalho aborda um relato de experiência de estudantes de Psicologia baseado em um projeto desenvolvido para professores da rede estadual de ensino médio do Ceará, na cidade de Quixeramobim. O projeto tem como objetivo a sensibilização do corpo docente, aumentando a acessibilidade a informações seguras, visando a potencial inserção para a inclusão segura de alunos LGBTQIAPN+ dentro da respectiva rede de ensino. A intervenção realizada foi elaborada pensando em cinco encontros formativos com os docentes em suas reuniões mensais, criando um espaço para conversas contínuas e análises sobre as práticas escolares ligadas à diversidade sexual e de gênero. É fundamental que seja criado e perpetuado com os alunos práticas mais inclusivas, uma vez que, a escola é o lugar onde há aproximação do sujeito com grupos dos quais se identifica, principalmente na adolescência com a formação da identidade. Entretanto, foram identificados impasses relacionados à existência de receios e resistências entre os profissionais participantes, sustentados por construções socioculturais enraizadas em suas vivências e instituição. Tais resistências, ainda que não tenham comprometido a execução das atividades previstas, evidenciam a urgência de iniciativas formativas contínuas, estruturadas e intencionais. Essas ações devem ser voltadas à desconstrução de estigmas e à consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva, equitativa e respeitosa à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14124_TB5371_30102025184049.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANNA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANNA" "autor_email" => "jocavalcante05@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE QUIXERAMOBIM (UNIQ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127195 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5371 "inscrito_id" => 14124 "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A INSERÇÃO DE ALUNOS LGBTQIAPN+" "resumo" => "O presente trabalho aborda um relato de experiência de estudantes de Psicologia baseado em um projeto desenvolvido para professores da rede estadual de ensino médio do Ceará, na cidade de Quixeramobim. O projeto tem como objetivo a sensibilização do corpo docente, aumentando a acessibilidade a informações seguras, visando a potencial inserção para a inclusão segura de alunos LGBTQIAPN+ dentro da respectiva rede de ensino. A intervenção realizada foi elaborada pensando em cinco encontros formativos com os docentes em suas reuniões mensais, criando um espaço para conversas contínuas e análises sobre as práticas escolares ligadas à diversidade sexual e de gênero. É fundamental que seja criado e perpetuado com os alunos práticas mais inclusivas, uma vez que, a escola é o lugar onde há aproximação do sujeito com grupos dos quais se identifica, principalmente na adolescência com a formação da identidade. Entretanto, foram identificados impasses relacionados à existência de receios e resistências entre os profissionais participantes, sustentados por construções socioculturais enraizadas em suas vivências e instituição. Tais resistências, ainda que não tenham comprometido a execução das atividades previstas, evidenciam a urgência de iniciativas formativas contínuas, estruturadas e intencionais. Essas ações devem ser voltadas à desconstrução de estigmas e à consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva, equitativa e respeitosa à diversidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14124_TB5371_30102025184049.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANNA CAVALCANTE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANNA" "autor_email" => "jocavalcante05@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE QUIXERAMOBIM (UNIQ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }