Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS PARA POTENCIALIZAR A INSERÇÃO DE ALUNOS LGBTQIAPN+

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho aborda um relato de experiência de estudantes de Psicologia baseado em um projeto desenvolvido para professores da rede estadual de ensino médio do Ceará, na cidade de Quixeramobim. O projeto tem como objetivo a sensibilização do corpo docente, aumentando a acessibilidade a informações seguras, visando a potencial inserção para a inclusão segura de alunos LGBTQIAPN+ dentro da respectiva rede de ensino. A intervenção realizada foi elaborada pensando em cinco encontros formativos com os docentes em suas reuniões mensais, criando um espaço para conversas contínuas e análises sobre as práticas escolares ligadas à diversidade sexual e de gênero. É fundamental que seja criado e perpetuado com os alunos práticas mais inclusivas, uma vez que, a escola é o lugar onde há aproximação do sujeito com grupos dos quais se identifica, principalmente na adolescência com a formação da identidade. Entretanto, foram identificados impasses relacionados à existência de receios e resistências entre os profissionais participantes, sustentados por construções socioculturais enraizadas em suas vivências e instituição. Tais resistências, ainda que não tenham comprometido a execução das atividades previstas, evidenciam a urgência de iniciativas formativas contínuas, estruturadas e intencionais. Essas ações devem ser voltadas à desconstrução de estigmas e à consolidação de práticas pedagógicas que favoreçam uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva, equitativa e respeitosa à diversidade.

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