Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO BIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O referido trabalho teve o papel de investigar a importância da pesquisa na formação inicial e continuada de educadores das diversas áreas do conhecimento em especial os de Biologia, com foco em sua aplicação nas práticas pedagógicas, no desenvolvimento do pensamento crítico e na promoção de ações interdisciplinares. O trabalho investigou as rápidas mudanças tecnológicas e a acessibilidade das informações na qual transformaram o perfil dos alunos, exigindo que os professores adotem metodologias diferenciadas. O artigo ainda destaca que a pesquisa atua como um eixo central da prática docente, substituindo o modelo tradicional de ensino, focado na repetição e memorização, pela abordagem investigativa, que promove o protagonismo estudantil e a construção de uma aprendizagem significativa. O autor ainda discute a importância da pesquisa em temas específicos da Biologia, como Genética e Ecologia, demonstrando sua capacidade de tornar conteúdos complexos mais acessíveis e relevantes para o cotidiano dos alunos, estimulando neles a curiosidade e o interesse pela ciência. Diante disso, a pesquisa passa a ser vista como uma ferramenta de avaliação formativa, que vai além do sistema avaliativo tradicional e permite ao professor verificar o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais como autonomia, criatividade e resolução de problemas. Essa estratégia possibilita que o educador identifique as lacunas no aprendizado e planeje intervenções pedagógicas mais eficazes. Por fim, o trabalho aborda os desafios da implementação dessa metodologia no contexto escolar, tendo como problemática a resistência a novas metodologias e a falta de recursos e tempo, salientando a necessidade de investimento de forma contínua na formação dos professores. Conclui-se que o método da pesquisa em sala de aula é fundamental para a formação de estudantes preparados para lidar com os desafios complexos e em constante evolução, moldando o professor que é visto como um simples transmissor de conteúdo a um mediador do conhecimento.

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