A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO BIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128968 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9699 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO BIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIOLOGIA" "resumo" => "O referido trabalho teve o papel de investigar a importância da pesquisa na formação inicial e continuada de educadores das diversas áreas do conhecimento em especial os de Biologia, com foco em sua aplicação nas práticas pedagógicas, no desenvolvimento do pensamento crítico e na promoção de ações interdisciplinares. O trabalho investigou as rápidas mudanças tecnológicas e a acessibilidade das informações na qual transformaram o perfil dos alunos, exigindo que os professores adotem metodologias diferenciadas. O artigo ainda destaca que a pesquisa atua como um eixo central da prática docente, substituindo o modelo tradicional de ensino, focado na repetição e memorização, pela abordagem investigativa, que promove o protagonismo estudantil e a construção de uma aprendizagem significativa. O autor ainda discute a importância da pesquisa em temas específicos da Biologia, como Genética e Ecologia, demonstrando sua capacidade de tornar conteúdos complexos mais acessíveis e relevantes para o cotidiano dos alunos, estimulando neles a curiosidade e o interesse pela ciência. Diante disso, a pesquisa passa a ser vista como uma ferramenta de avaliação formativa, que vai além do sistema avaliativo tradicional e permite ao professor verificar o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais como autonomia, criatividade e resolução de problemas. Essa estratégia possibilita que o educador identifique as lacunas no aprendizado e planeje intervenções pedagógicas mais eficazes. Por fim, o trabalho aborda os desafios da implementação dessa metodologia no contexto escolar, tendo como problemática a resistência a novas metodologias e a falta de recursos e tempo, salientando a necessidade de investimento de forma contínua na formação dos professores. Conclui-se que o método da pesquisa em sala de aula é fundamental para a formação de estudantes preparados para lidar com os desafios complexos e em constante evolução, moldando o professor que é visto como um simples transmissor de conteúdo a um mediador do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID137_TB9699_16102025095508.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMARIO AMANCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADEMARIO" "autor_email" => "ademarioasilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128968 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9699 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO BIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM BIOLOGIA" "resumo" => "O referido trabalho teve o papel de investigar a importância da pesquisa na formação inicial e continuada de educadores das diversas áreas do conhecimento em especial os de Biologia, com foco em sua aplicação nas práticas pedagógicas, no desenvolvimento do pensamento crítico e na promoção de ações interdisciplinares. O trabalho investigou as rápidas mudanças tecnológicas e a acessibilidade das informações na qual transformaram o perfil dos alunos, exigindo que os professores adotem metodologias diferenciadas. O artigo ainda destaca que a pesquisa atua como um eixo central da prática docente, substituindo o modelo tradicional de ensino, focado na repetição e memorização, pela abordagem investigativa, que promove o protagonismo estudantil e a construção de uma aprendizagem significativa. O autor ainda discute a importância da pesquisa em temas específicos da Biologia, como Genética e Ecologia, demonstrando sua capacidade de tornar conteúdos complexos mais acessíveis e relevantes para o cotidiano dos alunos, estimulando neles a curiosidade e o interesse pela ciência. Diante disso, a pesquisa passa a ser vista como uma ferramenta de avaliação formativa, que vai além do sistema avaliativo tradicional e permite ao professor verificar o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais como autonomia, criatividade e resolução de problemas. Essa estratégia possibilita que o educador identifique as lacunas no aprendizado e planeje intervenções pedagógicas mais eficazes. Por fim, o trabalho aborda os desafios da implementação dessa metodologia no contexto escolar, tendo como problemática a resistência a novas metodologias e a falta de recursos e tempo, salientando a necessidade de investimento de forma contínua na formação dos professores. Conclui-se que o método da pesquisa em sala de aula é fundamental para a formação de estudantes preparados para lidar com os desafios complexos e em constante evolução, moldando o professor que é visto como um simples transmissor de conteúdo a um mediador do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID137_TB9699_16102025095508.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADEMARIO AMANCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADEMARIO" "autor_email" => "ademarioasilva@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }