PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129032 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9847 "inscrito_id" => 21366 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados recentes da pesquisa “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – Resgatando e Repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”. Foram analisados dados coletados por meio de questionários da pesquisa, na modalidade on-line, sobre ensino de ciências e outras questões relevantes, aplicados a professores do ensino médio e estudantes de graduação em Física, Química, Biologia e Matemática, participantes do minicurso “Experimentação interdisciplinar em sala de aula entre a Química, a Física, a Biologia e a Matemática”, realizado durante a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRPE. O minicurso teve 26 participantes inscritos, e teve como objetivo ampliar a formação teórica e prática de professores do ensino básico, promovendo experimentos interdisciplinares entre Física clássica e moderna, Química clássica e quântica e Matemática experimental, articulados a temas socioambientais e tecnologias contemporâneas (CTSA). As atividades abordaram várias questões importantes, por meio de kits de baixo custo, materiais não tóxicos e recursos digitais, incluindo experimentos virtuais e jogos lúdicos baseados em softwares livres. As metodologias de análise das respostas aos questionários da pesquisa compreenderam análise de discurso, construção de gráficos de similitude e a análise de formação de classes. Os resultados apontam, entre outros fatos que serão apresentados, para a direção de que os professores consideram fundamental a disponibilização de materiais e kits didáticos padronizados, bem como de capacitações que apoiem os processos de ensino-aprendizagem. As respostas destacaram a relevância de aprofundar metodologias inter e transdisciplinares, capazes de contemplar a pluralidade nas salas de aula, sobretudo no Ensino de Ciências. O minicurso mostrou-se um recurso relevante para a formação continuada dos professores, ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento de metodologias teórico-práticas, construídas de forma colaborativa e alinhadas às necessidades dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9847_30102025232936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena" "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129032 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9847 "inscrito_id" => 21366 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados recentes da pesquisa “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – Resgatando e Repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”. Foram analisados dados coletados por meio de questionários da pesquisa, na modalidade on-line, sobre ensino de ciências e outras questões relevantes, aplicados a professores do ensino médio e estudantes de graduação em Física, Química, Biologia e Matemática, participantes do minicurso “Experimentação interdisciplinar em sala de aula entre a Química, a Física, a Biologia e a Matemática”, realizado durante a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRPE. O minicurso teve 26 participantes inscritos, e teve como objetivo ampliar a formação teórica e prática de professores do ensino básico, promovendo experimentos interdisciplinares entre Física clássica e moderna, Química clássica e quântica e Matemática experimental, articulados a temas socioambientais e tecnologias contemporâneas (CTSA). As atividades abordaram várias questões importantes, por meio de kits de baixo custo, materiais não tóxicos e recursos digitais, incluindo experimentos virtuais e jogos lúdicos baseados em softwares livres. As metodologias de análise das respostas aos questionários da pesquisa compreenderam análise de discurso, construção de gráficos de similitude e a análise de formação de classes. Os resultados apontam, entre outros fatos que serão apresentados, para a direção de que os professores consideram fundamental a disponibilização de materiais e kits didáticos padronizados, bem como de capacitações que apoiem os processos de ensino-aprendizagem. As respostas destacaram a relevância de aprofundar metodologias inter e transdisciplinares, capazes de contemplar a pluralidade nas salas de aula, sobretudo no Ensino de Ciências. O minicurso mostrou-se um recurso relevante para a formação continuada dos professores, ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento de metodologias teórico-práticas, construídas de forma colaborativa e alinhadas às necessidades dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9847_30102025232936.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena" "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }