Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9847
    "inscrito_id" => 21366
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados recentes da pesquisa “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – Resgatando e Repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”. Foram analisados dados coletados por meio de questionários da pesquisa, na modalidade on-line, sobre ensino de ciências e outras questões relevantes, aplicados a professores do ensino médio e estudantes de graduação em Física, Química, Biologia e Matemática, participantes do minicurso “Experimentação interdisciplinar em sala de aula entre a Química, a Física, a Biologia e a Matemática”, realizado durante a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRPE. O minicurso teve 26 participantes inscritos, e teve como objetivo ampliar a formação teórica e prática de professores do ensino básico, promovendo experimentos interdisciplinares entre Física clássica e moderna, Química clássica e quântica e Matemática experimental, articulados a temas socioambientais e tecnologias contemporâneas (CTSA). As atividades abordaram várias questões importantes, por meio de kits de baixo custo, materiais não tóxicos e recursos digitais, incluindo experimentos virtuais e jogos lúdicos baseados em softwares livres. As metodologias de análise das respostas aos questionários da pesquisa compreenderam análise de discurso, construção de gráficos de similitude e a análise de formação de classes. Os resultados apontam, entre outros fatos que serão apresentados, para a direção de que os professores consideram fundamental a disponibilização de materiais e kits didáticos padronizados, bem como de capacitações que apoiem os processos de ensino-aprendizagem. As respostas destacaram a relevância de aprofundar metodologias inter e transdisciplinares, capazes de contemplar a pluralidade nas salas de aula, sobretudo no Ensino de Ciências. O minicurso mostrou-se um recurso relevante para a formação continuada dos professores, ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento de metodologias teórico-práticas, construídas de forma colaborativa e alinhadas às necessidades dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9847_30102025232936.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena"
    "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129032
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9847
    "inscrito_id" => 21366
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RESULTADOS DE PESQUISA NUMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados recentes da pesquisa “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – Resgatando e Repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”. Foram analisados dados coletados por meio de questionários da pesquisa, na modalidade on-line, sobre ensino de ciências e outras questões relevantes, aplicados a professores do ensino médio e estudantes de graduação em Física, Química, Biologia e Matemática, participantes do minicurso “Experimentação interdisciplinar em sala de aula entre a Química, a Física, a Biologia e a Matemática”, realizado durante a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRPE. O minicurso teve 26 participantes inscritos, e teve como objetivo ampliar a formação teórica e prática de professores do ensino básico, promovendo experimentos interdisciplinares entre Física clássica e moderna, Química clássica e quântica e Matemática experimental, articulados a temas socioambientais e tecnologias contemporâneas (CTSA). As atividades abordaram várias questões importantes, por meio de kits de baixo custo, materiais não tóxicos e recursos digitais, incluindo experimentos virtuais e jogos lúdicos baseados em softwares livres. As metodologias de análise das respostas aos questionários da pesquisa compreenderam análise de discurso, construção de gráficos de similitude e a análise de formação de classes. Os resultados apontam, entre outros fatos que serão apresentados, para a direção de que os professores consideram fundamental a disponibilização de materiais e kits didáticos padronizados, bem como de capacitações que apoiem os processos de ensino-aprendizagem. As respostas destacaram a relevância de aprofundar metodologias inter e transdisciplinares, capazes de contemplar a pluralidade nas salas de aula, sobretudo no Ensino de Ciências. O minicurso mostrou-se um recurso relevante para a formação continuada dos professores, ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento de metodologias teórico-práticas, construídas de forma colaborativa e alinhadas às necessidades dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21366_TB9847_30102025232936.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO RAMOS PEREIRA DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "M. A. Lucena"
    "autor_email" => "marcos.lucena@fundaj.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados recentes da pesquisa “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – Resgatando e Repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”. Foram analisados dados coletados por meio de questionários da pesquisa, na modalidade on-line, sobre ensino de ciências e outras questões relevantes, aplicados a professores do ensino médio e estudantes de graduação em Física, Química, Biologia e Matemática, participantes do minicurso “Experimentação interdisciplinar em sala de aula entre a Química, a Física, a Biologia e a Matemática”, realizado durante a 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na UFRPE. O minicurso teve 26 participantes inscritos, e teve como objetivo ampliar a formação teórica e prática de professores do ensino básico, promovendo experimentos interdisciplinares entre Física clássica e moderna, Química clássica e quântica e Matemática experimental, articulados a temas socioambientais e tecnologias contemporâneas (CTSA). As atividades abordaram várias questões importantes, por meio de kits de baixo custo, materiais não tóxicos e recursos digitais, incluindo experimentos virtuais e jogos lúdicos baseados em softwares livres. As metodologias de análise das respostas aos questionários da pesquisa compreenderam análise de discurso, construção de gráficos de similitude e a análise de formação de classes. Os resultados apontam, entre outros fatos que serão apresentados, para a direção de que os professores consideram fundamental a disponibilização de materiais e kits didáticos padronizados, bem como de capacitações que apoiem os processos de ensino-aprendizagem. As respostas destacaram a relevância de aprofundar metodologias inter e transdisciplinares, capazes de contemplar a pluralidade nas salas de aula, sobretudo no Ensino de Ciências. O minicurso mostrou-se um recurso relevante para a formação continuada dos professores, ao mesmo tempo em que contribuiu para o aprimoramento de metodologias teórico-práticas, construídas de forma colaborativa e alinhadas às necessidades dos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.