O JOGO DIDÁTICO NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E EXPERENCIADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127809 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6682 "inscrito_id" => 14692 "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E EXPERENCIADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este artigo é resultado de reflexões tecidas durante o componente curricular Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo objetiva discutir sobre o jogo didático nas aprendizagens das crianças e suas contribuições nas práticas pedagógicas, apresentar uma proposta de jogo de alfabetização desenvolvido na formação inicial de professores do curso já mencionado e a experiência de sua utilização no estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discutirmos sobre o jogo didático e as práticas pedagógicas a partir de Leal e Silva (2010), Silva e Morais (2011) e Franco (2016). Para a construção do jogo de alfabetização bem como a sua discussão tomamos como referencial, Moraes (2012). Durante a experiência, utilizamos como método a abordagem qualitativa, através da observação participante, via análise temática e/ou categorial. Os resultados mostram que as brincadeiras são de extrema importância na educação das crianças, que os jogos didáticos estão entre as que podem favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e que contribuem para as práticas pedagógicas, pois o docente pode utilizá-los como elemento não só de ludicidade, mas de reflexão sobre algumas propriedades do sistema de escrita alfabética. Outrossim, estimular os professores/as a reinventar o seu fazer docente a partir da experiência da produção e utilização de jogos didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14692_TB6682_30102025225252.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFALETY SILVA MACIEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELIFALETY" "autor_email" => "elifalety.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127809 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6682 "inscrito_id" => 14692 "titulo" => "O JOGO DIDÁTICO NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E EXPERENCIADO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este artigo é resultado de reflexões tecidas durante o componente curricular Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. O mesmo objetiva discutir sobre o jogo didático nas aprendizagens das crianças e suas contribuições nas práticas pedagógicas, apresentar uma proposta de jogo de alfabetização desenvolvido na formação inicial de professores do curso já mencionado e a experiência de sua utilização no estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discutirmos sobre o jogo didático e as práticas pedagógicas a partir de Leal e Silva (2010), Silva e Morais (2011) e Franco (2016). Para a construção do jogo de alfabetização bem como a sua discussão tomamos como referencial, Moraes (2012). Durante a experiência, utilizamos como método a abordagem qualitativa, através da observação participante, via análise temática e/ou categorial. Os resultados mostram que as brincadeiras são de extrema importância na educação das crianças, que os jogos didáticos estão entre as que podem favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e que contribuem para as práticas pedagógicas, pois o docente pode utilizá-los como elemento não só de ludicidade, mas de reflexão sobre algumas propriedades do sistema de escrita alfabética. Outrossim, estimular os professores/as a reinventar o seu fazer docente a partir da experiência da produção e utilização de jogos didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14692_TB6682_30102025225252.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFALETY SILVA MACIEL NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELIFALETY" "autor_email" => "elifalety.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }