NILO, Priscila Farias et al.. A história da matemática e os números relativos. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1324>. Acesso em: 24/11/2024 17:01
A História da Matemática é uma grande fonte metodológica, dentre vários papéis, é um instrumento motivador, de formalização de conceitos e de consciência epistemológica. Dessa forma, passamos a realizar uma pesquisa em uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos em licenciatura plena em Matemática estão preparados para usar essa fonte metodológica em seus planos de aula, referindo-os aos Números Relativos, visto que o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto preocupante. Assim, aplicamos um questionário aos alunos pesquisados, para sabermos a experiência com a História da Matemática e uma atividade relacionada aos Números Relativos. Ao analisarmos o material, verificamos a dificuldade dos alunos em trabalhar com Números Relativos, em interpretar, escrever e conseqüentemente resolver questões e relacioná-las com o cotidiano.