SILVA, Aluska Da. Estágio supervisionado i: o despertar para docência. Anais III CONAEF... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1374>. Acesso em: 24/11/2024 22:24
Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Educação Física I. É importante ressaltar que, conforme o Projeto Político Pedagógico do Curso, o Estágio Supervisionado I é uma oportunidade que possibilita aos graduandos do curso de licenciatura em Educação Física uma intervenção pedagógica no campo escolar com a educação infantil, o qual considera os aspectos históricos, filosóficos, políticos e psico – físico – social que são desenvolvidos com os alunos durante o curso. Através dessa vivencia e influência pedagógica na educação infantil, foi possível perceber o quanto é enriquecedor para a formação acadêmica o contato com os alunos dessa faixa etária. O Estágio Supervisionado I ampliou minha perspectiva dos campos de atuação do profissional em educação física, mostrando o leque de opções e importância dos diversos campos de atuação para Educação Física Escolar. O estágio foi realizado na creche Zeferina Gaudêncio localizada no município de Campina Grande-PB. As aulas foram ministradas para crianças na primeira infância, entre 2 e 3 anos de idade, sendo duas vezes por semana, com duração de 40 minutos. Os conteúdos tinham como propósito desenvolver as capacidades motoras básicas como: correr, pular, saltar e girar (elementos da ginástica, jogo, dança e outros conteúdos da Educação Física); como também, ampliar percepções sensitivas e visuais. Partindo deste contexto foi possível promover um contato com cantigas de roda; ginásticas historiadas; brincadeiras populares e confecções de brinquedos alternativos. Diante do exposto, é importante ressaltar como lições aprendidas a necessidade de planejamento das atividades direcionadas para crianças neste nível de escolarização com a utilização dos recursos materiais disponíveis nas escolas dentro da realidade encontrada pelo professor de Educação Física. Desta maneira, recomendamos as aulas a serem desenvolvidas com essas crianças sejam planejadas previamente obedecendo as orientações e diretrizes curriculares para o ensino da Educação Física na educação infantil. Assim, entende-se a necessidade de um criterioso planejamento de forma que as atividades vivenciadas possam interferir positivamente na educação e formação da criança no período escolar.