O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem.