Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO Tema Livre (TL) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1523
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO"
    "resumo" => "A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo do alunado da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, atualmente, muitas vezes isso não se concretiza na prática de muitos professores de Educação Física que trabalham nessa modalidade de ensino. Este estudo consiste no recorte de uma investigação desenvolvida em um projeto de Ações Associadas, cadastrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2012. Com o objetivo de refletir sobre a relevância da Educação Física no currículo da modalidade de ensino da EJA, esse estudo visa intervir na realidade escolar, buscando problemáticas recorrentes junto aos profissionais que atuam nesse contexto. A pesquisa está em andamento, sendo realizada com professores de cinco escolas da rede municipal de Natal – RN, nas quais está inserida a modalidade EJA. Utilizamos como metodologia, um modelo que a caracteriza como sendo do tipo descritivo, através de uma abordagem qualitativa. Nesse sentido, a pesquisa-ação traz simultaneamente intervenção e elaboração de conhecimento. A partir dos dados coletados nessa pesquisa até o momento, formulamos algumas considerações provisórias: a maioria dos professores de Educação Física entrevistados considera essa disciplina de fundamental importância para o conhecimento na EJA, apesar disso, ainda não conseguem valorizar as dimensões teóricas e práticas em suas aulas, devido heterogeneidade das turmas dessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1523
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PROPOSTA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PEDAGOGIA DO MOVIMENTO"
    "resumo" => "A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo do alunado da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, atualmente, muitas vezes isso não se concretiza na prática de muitos professores de Educação Física que trabalham nessa modalidade de ensino. Este estudo consiste no recorte de uma investigação desenvolvida em um projeto de Ações Associadas, cadastrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2012. Com o objetivo de refletir sobre a relevância da Educação Física no currículo da modalidade de ensino da EJA, esse estudo visa intervir na realidade escolar, buscando problemáticas recorrentes junto aos profissionais que atuam nesse contexto. A pesquisa está em andamento, sendo realizada com professores de cinco escolas da rede municipal de Natal – RN, nas quais está inserida a modalidade EJA. Utilizamos como metodologia, um modelo que a caracteriza como sendo do tipo descritivo, através de uma abordagem qualitativa. Nesse sentido, a pesquisa-ação traz simultaneamente intervenção e elaboração de conhecimento. A partir dos dados coletados nessa pesquisa até o momento, formulamos algumas considerações provisórias: a maioria dos professores de Educação Física entrevistados considera essa disciplina de fundamental importância para o conhecimento na EJA, apesar disso, ainda não conseguem valorizar as dimensões teóricas e práticas em suas aulas, devido heterogeneidade das turmas dessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA DO MOVIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

A Educação Física escolar tem um papel fundamental no processo educativo do alunado da modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, atualmente, muitas vezes isso não se concretiza na prática de muitos professores de Educação Física que trabalham nessa modalidade de ensino. Este estudo consiste no recorte de uma investigação desenvolvida em um projeto de Ações Associadas, cadastrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no ano de 2012. Com o objetivo de refletir sobre a relevância da Educação Física no currículo da modalidade de ensino da EJA, esse estudo visa intervir na realidade escolar, buscando problemáticas recorrentes junto aos profissionais que atuam nesse contexto. A pesquisa está em andamento, sendo realizada com professores de cinco escolas da rede municipal de Natal – RN, nas quais está inserida a modalidade EJA. Utilizamos como metodologia, um modelo que a caracteriza como sendo do tipo descritivo, através de uma abordagem qualitativa. Nesse sentido, a pesquisa-ação traz simultaneamente intervenção e elaboração de conhecimento. A partir dos dados coletados nessa pesquisa até o momento, formulamos algumas considerações provisórias: a maioria dos professores de Educação Física entrevistados considera essa disciplina de fundamental importância para o conhecimento na EJA, apesar disso, ainda não conseguem valorizar as dimensões teóricas e práticas em suas aulas, devido heterogeneidade das turmas dessa modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.