Pensando em aprofundar os estudos sobre o Programa de Iniciação à Docência PIBID, apresentamos por meio deste artigo uma reflexão sobre esta experiência que objetivou identificar os aspectos teóricos responsáveis pela formação do acadêmico e a construção da sua identidade profissional, visou também compreender a importância e o papel do programa na formação do acadêmico e para o seu amadurecimento profissional, além de analisar a relação entre construção da identidade profissional, iniciação à docência e amadurecimento profissional. Toda a pesquisa bibliográfica teve como base teórica Monteiro (2007), Fonseca (2003), Karnal (2004), Antunes (2013) e outros que discutem sobre o ensino de História, identidade profissional e profissionalização do professor que atua nesta área. Para que a investigação fosse concretizada contamos com a participação de 04 acadêmicas do oitavo período de História, coletamos os dados por meio da técnica do grupo focal e a pesquisa do tipo participativa, pois facilitou o envolvimento com a pesquisa, que culminou com a análise dos dados por meio do método hermenêutico-dialético, que nos auxiliou a perceber a contribuição que o programa PIBID está tendo para a formação das acadêmicas. Os resultados obtidos evidenciam que a experiência no programa está sendo significativa, pois as acadêmicas estão adquirindo novo saberes, estão discutindo sobre as problemáticas e conhecendo a realidade da sala de aula, unindo os conhecimentos teóricos com a prática.