Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

IDENTIDADE PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ENTRE ACADÊMICOS DO OITAVO PERÍODO – BOLSISTAS PIBID DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA.

Palavra-chaves: IDENTIDADE PROFISSIONAL, , FORMAÇÃO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17598
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ENTRE ACADÊMICOS DO OITAVO PERÍODO – BOLSISTAS PIBID DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA."
    "resumo" => "Pensando em aprofundar os estudos sobre o Programa de Iniciação à Docência PIBID, apresentamos por meio deste artigo uma reflexão sobre esta experiência que objetivou identificar os aspectos teóricos responsáveis pela formação do acadêmico e a construção da sua identidade profissional, visou também compreender a importância e o papel do programa na formação do acadêmico e para o seu amadurecimento profissional, além de analisar a relação entre construção da identidade profissional, iniciação à docência e amadurecimento profissional. Toda a pesquisa bibliográfica teve como base teórica Monteiro (2007), Fonseca (2003), Karnal (2004), Antunes (2013) e outros que discutem sobre o ensino de História, identidade profissional e profissionalização do professor que atua nesta área. Para que a investigação fosse concretizada contamos com a participação de 04 acadêmicas do oitavo período de História, coletamos os dados por meio da técnica do grupo focal e a pesquisa do tipo participativa, pois facilitou o envolvimento com a pesquisa, que culminou com a análise dos dados por meio do método hermenêutico-dialético, que nos auxiliou a perceber a contribuição que o programa PIBID está tendo para a formação das acadêmicas. Os resultados obtidos evidenciam que a experiência no programa está sendo significativa, pois as acadêmicas estão adquirindo novo saberes, estão discutindo sobre as problemáticas e conhecendo a realidade da sala de aula, unindo os conhecimentos teóricos com a prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, , FORMAÇÃO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA1_ID769_23102015190328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DE SOUZA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA PIRES"
    "autor_email" => "piresadriana123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17598
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 769
    "titulo" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE A INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ENTRE ACADÊMICOS DO OITAVO PERÍODO – BOLSISTAS PIBID DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA."
    "resumo" => "Pensando em aprofundar os estudos sobre o Programa de Iniciação à Docência PIBID, apresentamos por meio deste artigo uma reflexão sobre esta experiência que objetivou identificar os aspectos teóricos responsáveis pela formação do acadêmico e a construção da sua identidade profissional, visou também compreender a importância e o papel do programa na formação do acadêmico e para o seu amadurecimento profissional, além de analisar a relação entre construção da identidade profissional, iniciação à docência e amadurecimento profissional. Toda a pesquisa bibliográfica teve como base teórica Monteiro (2007), Fonseca (2003), Karnal (2004), Antunes (2013) e outros que discutem sobre o ensino de História, identidade profissional e profissionalização do professor que atua nesta área. Para que a investigação fosse concretizada contamos com a participação de 04 acadêmicas do oitavo período de História, coletamos os dados por meio da técnica do grupo focal e a pesquisa do tipo participativa, pois facilitou o envolvimento com a pesquisa, que culminou com a análise dos dados por meio do método hermenêutico-dialético, que nos auxiliou a perceber a contribuição que o programa PIBID está tendo para a formação das acadêmicas. Os resultados obtidos evidenciam que a experiência no programa está sendo significativa, pois as acadêmicas estão adquirindo novo saberes, estão discutindo sobre as problemáticas e conhecendo a realidade da sala de aula, unindo os conhecimentos teóricos com a prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, , FORMAÇÃO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA1_ID769_23102015190328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DE SOUZA PIRES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA PIRES"
    "autor_email" => "piresadriana123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Pensando em aprofundar os estudos sobre o Programa de Iniciação à Docência PIBID, apresentamos por meio deste artigo uma reflexão sobre esta experiência que objetivou identificar os aspectos teóricos responsáveis pela formação do acadêmico e a construção da sua identidade profissional, visou também compreender a importância e o papel do programa na formação do acadêmico e para o seu amadurecimento profissional, além de analisar a relação entre construção da identidade profissional, iniciação à docência e amadurecimento profissional. Toda a pesquisa bibliográfica teve como base teórica Monteiro (2007), Fonseca (2003), Karnal (2004), Antunes (2013) e outros que discutem sobre o ensino de História, identidade profissional e profissionalização do professor que atua nesta área. Para que a investigação fosse concretizada contamos com a participação de 04 acadêmicas do oitavo período de História, coletamos os dados por meio da técnica do grupo focal e a pesquisa do tipo participativa, pois facilitou o envolvimento com a pesquisa, que culminou com a análise dos dados por meio do método hermenêutico-dialético, que nos auxiliou a perceber a contribuição que o programa PIBID está tendo para a formação das acadêmicas. Os resultados obtidos evidenciam que a experiência no programa está sendo significativa, pois as acadêmicas estão adquirindo novo saberes, estão discutindo sobre as problemáticas e conhecendo a realidade da sala de aula, unindo os conhecimentos teóricos com a prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.